Início Cidade e Região Londrinenses poderão ver “Lua de Sangue” em telescópios na praça

Londrinenses poderão ver “Lua de Sangue” em telescópios na praça

1936
0
COMPARTILHAR

Evento com sorteio de brindes marca observação do mais longo eclipse da Lua do século

O Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal) e o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL-UEL) promoverão nesta sexta-feira (27), a partir das 18 horas, uma grande observação astronômica na Praça Nishinomia, em frente ao Aeroporto de Londrina. A atração da noite é um eclipse total da Lua, em um fenômeno conhecido popularmente como “Lua de Sangue”.

Segundo o site do jornal “El País”, em sua edição brasileira, “a Terra se colocará entre o Sol e a Lua na noite de 27 de julho ocasionando o eclipse lunar mais longo do século XXI. A fase total do fenômeno começará às 16h30 de Brasília e terá duração de 102 minutos, já que a lua passará próxima ao centro da sombra terrestre. Durante essa fase, o satélite refletirá uma tonalidade avermelhada”.

Segundo o Gedal, vários telescópios estarão instalados na praça,  e logo no início da observação “a Lua dará um show, surgindo no horizonte completamente eclipsada, e irá gradualmente ficando novamente toda iluminada. Do lado oposto do céu, Vênus, a Estrela Dalva, estará lá com seu brilho intenso”.

Os especialistas informam que “durante toda a noite, Marte, em data de grande aproximação com a Terra (a maior de um período de cerca de 30 anos), Júpiter (com suas maiores luas) e Saturno (e seu incrível sistema de anéis), poderão ser observados”. A partir das 22 horas, Netuno, o mais distante planeta do Sistema Solar também poderá ser visto pelos telescópios.

Brindes da Nasa

Além da observação do céu, o evento (que é gratuito) contará com apresentação de várias palestras sobre temas astronômicos, mostra de robótica e experimentos de Física.

De acordo com o Gedal, haverá também sorteio de muitos brindes, incluindo materiais da Nasa (DVD’s, pôsteres, adesivos, camisetas etc) e um telesdcópio. Para participar do sorteio é preciso doar fraldas geriátricas. Cada pacote doado dará direito a um cupom (quanto mais pacotes doados, maiores as chances de ganhar).

O evento conta com o apoio de Jabuti Lazer e Conhecimento, Centro de Estudos Digitais Astronômicos Integrados (CEDAI), Clube de Astronomia de Sarandi (CAS), Observatório Estrela do Sul (OES ), Clube de Astronomia Edmond Halley (CAEH), Grupo Centauro de Astronomia Amadora (GCAA  e Planetário de Londrina.

Em caso de mau tempo, o evento poderá ser cancelado.

(Com informações do Gedal – Foto: Arquivo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui