Início Cidade e Região Londrisul apresenta novos ônibus que atendem centro-zona sul

Londrisul apresenta novos ônibus que atendem centro-zona sul

614
0
COMPARTILHAR
Quatorze novos ônibus já circulam nas linhas que servem população do centro e zona sul de Londrina (foto Vivian Honorato/NCom)

A Prefeitura de Londrina e a Londrisul, empresa operadora de 35% do transporte coletivo de Londrina, apresentaram na segunda-feira (9) os 14 novos ônibus, que passaram a circular pelas linhas da zona sul da cidade. O anúncio e apresentação dos veículos aconteceu na sede da Viação Garcia, que fica na Avenida Celso Garcia Cid, 1.100.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Os novos ônibus são da Mercedes Benz, modelo OF-1721/59, carroceria Marcopolo, contam com elevadores hidráulicos para atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, sendo, assim, são veículos mais seguros e com uma manutenção facilitada. Sete deles também contam com sistema ar-condicionado ecológico, que utiliza um gás que não causa efeito estufa. Estes irão atender a linha 210 e 228 (União da Vitória e anel central). Os demais serão distribuídos para linhas 201 (Califórnia), 202/222 (Roseira e Vale Azul), 205 (Cafezal), e 217 (Vivendas do Arvoredo), 208 (Higienópolis) e 229 (Gleba Palhano).

Foto: Vivian Honorato / NCom

Para o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, a troca de veículos mais antigos pelos novos faz parte do contrato firmado entre o Município de Londrina e as empresas do transporte coletivo. “Isso faz parte do contrato que nós mantemos com as concessionárias do transporte coletivo e, principalmente, do cumprimento daquilo que a gente se propôs a dar para a população, que é a melhor qualidade do transporte público e, principalmente, dar o retorno aquilo que população paga na tarifa de ônibus e isso aqui representa a nossa gestão. Ficamos represados por causa da pandemia e agora estamos retomando a vida, que começa com melhor qualidade, comodidade e economicidade, porque ônibus novo traz economicidade ao sistema contribuindo para ter despesas menores e virão tecnologia que facilitarão a vida dos usuários e das empresas”, disse Cortez.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Com a inserção de novos veículos, a Londrisul passa a contar com 16% da frota dotada de aparelhos de refrigeração de ar, visto que dos 133 ônibus que estarão em funcionamento, 21 têm ar-condicionado. Segundo Estefano Boiko Junior, vice-presidente do grupo que reúne as empresas Londrisul, Viação Garcia, Brasil Sul e Princesa do Ivaí, o investimento na renovação da frota supera R$ 8 milhões. “O grande diferencial é que eles trazem o ar-condicionado e vidros colados. A comodidade que ele traz os deficientes é o elevador para que eles tenham acesso ao interior do ônibus com mais conforto e segurança”, falou o vice-presidente.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Para o final do ano, serão comprados novos veículos para cumprimento do contrato. Essas novas aquisições devem começar a ser entregues em janeiro de 2024. Os novos entregues hoje serão utilizados em linhas mais longas da zona sul. “Todos os veículos entregues agora farão linhas que tem uma demanda maior, com extensão mais longa, para beneficiar os usuários que ficam com um trajeto mais longo dentro dos ônibus, com uma demanda maior, ou seja, mais utilização”, explicou Boiko Junior.

Durante a solenidade, o vereador mestre Madureira lembrou da importância das ações realizadas pela administração do prefeito Marcelo Belinati em prol da população. “Agradeço a coragem do prefeito Marcelo Belinati em tomar muitas atitudes que atendem diretamente à população e que, muitas vezes, ele é julgado de forma errônea, mas o que podemos ver da sua gestão são as melhorias, aquelas que você vê quando anda nas ruas, são edificações, iluminação pública e hoje, aqui, a boa qualidade do transporte urbano. A Londrisul é uma empresa genuinamente londrinense que está fazendo a diferença em Londrina, em parceria com o poder publico, para melhor atender a população”, afirmou Madureira.

Sobre o Grupo Garcia Brasil-Sul – Com sede em Londrina/PR, o Grupo Garcia Brasil-Sul, formado pela Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e LondriSul, é o maior do setor de transporte rodoviário de passageiros do Sul do País, com destinos para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A atividade principal da empresa é o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros, mas ela realiza também operações nos segmentos de fretamento para indústrias, turismo, transporte de encomendas rápidas e transporte urbano e metropolitano de passageiros.

Estiveram presentes na apresentação, o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, o vice-presidente do Grupo Garcia Brasil-Sul, Estefano Boiko Junior, o gerente da Londrisul, Marildo Lopes, o diretor de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus e o vereador Fernando Madureira. (Fonte: Prefeitura/CMTU)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui