Início Cultura Médico londrinense lança livro “Um dedo de prosa”

Médico londrinense lança livro “Um dedo de prosa”

618
0
COMPARTILHAR
Marco Antonio Fabiani, autor de "Um Dedo de Prosa" (foto Sandro Branco)

O Festival Literário de Londrina – Londrix realiza nesta quinta-feira (8), a partir das 14h, o lançamento do livro “Um dedo de prosa” de Marco Antonio Fabiani, no Colégio Estadual Vicente Rijo, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.372. Direcionado aos alunos e professores da instituição, o evento contará ainda com um bate-papo com o autor e doação gratuita de exemplares. O objetivo é promover uma performance literária que, além de estender o texto impresso para a voz, reúne pessoas para o exercício da sensibilização e da empatia.

Composto por poemas, crônicas e contos, o livro é um dos resultados da iniciativa “Um dedo de prosa”, que é realizada por meio do Londrix desde 2009, tendo sido levada a escolas a partir de 2011. Ao promover encontros e a doação gratuita de livros, o projeto visa contribuir para a ampliação das práticas de leitura de crianças e adolescentes, além da divulgação e distribuição da produção literária local. Dessa forma, pretende contribuir para expandir o universo de leitores e melhorar as condições econômicas de toda a cadeia produtiva do livro. O Londrix conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

De acordo com Marco Antonio Fabiani, as atividades realizadas por meio do “Um Dedo de Prosa” representam uma contribuição para a literatura de Londrina. “Nós vamos até as escolas e desmistificamos o que é ser um escritor, mostramos para os alunos que somos pessoas do dia a dia e que a literatura está à disposição de qualquer um. Estimulamos ainda que os jovens venham a conhecer um pouco mais sobre a literatura e, com isso, vamos criando um vínculo entre leitor e autor”, destacou.

A diretora do Londrix, Chris Vianna, conta que a iniciativa começou a distribuir livros a partir de 2015. “Sentimos a necessidade de fazer algo que perpetuasse a lembrança e os objetivos do encontro, por isso, os autores participantes do projeto cederam seus textos. Como resultado palpável, podemos citar o acesso pela primeira vez ao livro, pois muitas dessas pessoas não possuem uma biblioteca em casa e, por não terem desenvolvido o gosto pela leitura, não frequentam bibliotecas”, afirmou.

Sobre o autor – O londrinense Marco Antonio Fabiani é médico e autor de diversos livros, assim como membro da Academia Londrinense de Letras, Ciências e Artes.

Entre 2018 e 2019, Fabiani foi contemplado com a Bolsa Circulação do Promic, e realizou atividades de difusão da literatura em cidades vizinhas de Londrina como Cambé, Ibiporã, Rolândia, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso e Sabáudia, e também em escolas dos distritos rurais de Londrina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui