Início Cidade e Região Neste sábado vai ter “Dia da Sergipe”

Neste sábado vai ter “Dia da Sergipe”

585
0
COMPARTILHAR
Atividades gratuitas serão abertas à população neste sábado (Emerson Dias/NCom)

Um dos maiores eventos de rua do Calendário Oficial do Paraná e do Município, o Dia da Sergipe é uma tradição em Londrina que já ganhou o coração da população. Organizado pelo Núcleo da Rua Sergipe do Programa Empreender, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a 12ª edição do Dia da Sergipe será realizada neste sábado (16), das 9h às 14h. A Prefeitura de Londrina é parceira do evento, que terá várias secretarias municipais presentes atendendo a população.

Foto: Divulgação

A expectativa é de que passem pelo evento mais de 50 mil pessoas. Ao todo serão cinco quadras, entre as ruas Minas Gerais e Hugo Cabral, repletas de serviços gratuitos ofertados por diferentes entidades e instituições para a comunidade, desde cuidados com a beleza e saúde, recreação para crianças até orientação sobre diversos assuntos.

O público terá acesso a corte de cabelo, aferição de pressão e glicemia, maquiagem, esmaltação, avaliação nutricional e conscientização da causa animal, atendimento ao MEI com a Sala do Empreendedor, orientação empresarial através do Empreenda+ Londrina e muito mais.

A equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) fará divulgação e encaminhamento para vagas de emprego, além de prestar orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e o Seguro Desemprego. Já a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) levará para o Dia da Sergipe o ônibus da Biblioteca Móvel Ambiental, que estará recheado de materiais como livros, revistas, vídeos e outras mídias, voltadas ao público infanto-juvenil para conscientização sobre o meio ambiente.

Por meio de uma parceria com o Governo do Paraná, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) estará no Ônibus Lilás, projeto do governo estadual que presta orientação psicológica e jurídica para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.

De acordo com a assessora de Planejamento e Gestão da SMPM, Rosangela Teruel, uma equipe multidisciplinar do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) fará a divulgação dos serviços da pasta, com distribuição de materiais informativos e cartazes. E, se necessário, também fará atendimentos. “O Ônibus Lilás é equipado com duas salas para atendimento individual e sigiloso, para garantir a privacidade das mulheres. É uma estratégia para ampliar a divulgação dos serviços da SMPM e promover a sensibilização da população sobre a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, nas formas previstas na Lei Maria da Penha, isto é, violências física, psicológica, moral, sexual e patrimonial”, elencou.

As equipes da Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vão marcar presença no Dia da Sergipe. Ao longo de todo o evento, o público poderá conferir de perto maquetes e larvários representando algumas arboviroses, como a dengue. Os agentes vão orientar a comunidade sobre os cuidados preventivos, sinais e sintomas dessas doenças, com distribuição de panfletos educativos.

A programação cultural será realizada na Tenda da ACIL, a partir das 10 horas, com Lu Viola, Grupo Bom Odori, Banda Marcial do Colégio Marcelino Champagnat, Seven Hachi, e Ordem da Tormenta, com apresentação de Swordplay e Cosplay Realm encerrando a programação cultural com um mini concurso de Cosplay.

Para o presidente da ACIL e empresário da Rua Sergipe, Angelo Pamplona, o evento é uma oportunidade de movimentar o comércio dessa região, mas principalmente de celebrar uma rua tão importante para a história e economia da cidade. “O Dia da Sergipe é um evento para toda a família londrinense, é um ambiente tranquilo, seguro e saudável. Vale a pena prestigiar a programação cultural, usufruir dos serviços ofertados pelas entidades e instituições apoiadoras e ainda consumir no comércio local”, destacou.

Além da Prefeitura de Londrina, o Dia da Sergipe conta com o apoio de instituições públicas e privadas, incluindo a ACIL, Fecomércio, SESC, Senac, Sincoval, Sindióptica, Sebrae, Senai, Sesi, PUCPR, Sala do Empreendedor, Unicesumar, UEL, CMTU, Pitágoras/Unopar, Cohab, Sanepar e Governo do Paraná, além diversas empresas e empresários parceiros.

Trânsito – Ao longo do evento, das 9h às 14h, o tráfego de veículos na Rua Sergipe será interditado no trecho entre Rua Mato Grosso até a Pernambuco. As ruas transversais ficarão liberadas para cruzamento, ou seja: ruas Minas Gerais, Rio de Janeiro, Avenida São Paulo, João Cândido.

No transporte coletivo, os ônibus que saem da Rua Brasil farão o seguinte trajeto: subirão pela Sergipe, Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, Terminal Central. Os carros que vêm pela Mato Grosso, seguirão Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, e Terminal Central.

Os carros que sobem a Celso Garcia Cid e vêm pela Mato Grosso, seguem reto a Mato Grosso, ingressam na Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, até o Terminal Central.

Veículos, como os da região leste, que vêm pela Duque de Caxias, entram na Sergipe, Mato Grosso, Leste Oeste, Pernambuco, Benjamin Constant, Terminal Central.

Durante todo o evento, os pontos de ônibus da Rua Minas Gerais (Calçadão) e da Rua Sergipe (esquina com Rua Minas Gerais) ficarão desativados. Dessa forma, os usuários deverão embarcar no ponto anterior ou no ponto posterior.

Os carros que saem do Terminal Central e que, regularmente, sobem a Minas Gerais, irão reto pela Avenida São Paulo, Alameda Miguel Blasi. E a linha 806 seguirá reto pela Rua Pernambuco, Pio XII, Higienópolis. (Fonte: NCom/Prefeitura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui