Novo decreto pode alterar funcionamento do comércio em Londrina

O prefeito Marcelo Belinati deve anunciar nesta quarta-feira (15) novas medidas, por meio de decreto, para regulamentar o funcionamento das atividades produtivas na cidade. Na noite de terça-feira, Marcelo restabeleceu o decreto que determinava a reabertura do comércio e demais atividades econômicas suspensas em Londrina desde 5 de julho por conta de quarentena imposta pelo governo estadual.

Com isso, nesta quarta-feira as lojas de rua puderam voltar a funcionar no horário das 10h às 16h. Os shoppings foram autorizados a abrir das 11h às 19h, como vinha ocorrendo. Bares e restaurantes podem funcionar até as 22h, mantendo a capacidade máxima de 50% da lotação do local e demais restrições estabelecidas. Mas estes horários poderão sofrer alterações a partir do novo decreto, esperado para esta quarta-feira.

Decreto estadual

Ao final do período de 14 dias de decreto estadual assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, com uma quarentena mais rígida em Londrina e outras seis regiões do Estado, as medidas não foram renovadas na terça-feira e o Decreto 4.942/20 perdeu o efeito.

Isso permitiu ao prefeito de Londrina retomar as medidas do decreto municipal nº 819, restabelecendo a validade das medidas de funcionamento das atividades produtivas e medidas de segurança que vigoravam em Londrina, regulamentadas pelos Decretos 541 e 558, de maio de 2020. A legislação municipal com relação ao coronavírus está à disposição no Portal da Prefeitura.

Segundo o prefeito, haverá um pronunciamento oficial sobre o assunto nesta quarta-feira (15), para tratar deste e outros assuntos. “É muito importante que todos que forem voltar ao trabalho respeitem todas as regras e orientações de prevenção e cuidados com a saúde que tanto temos reforçado, dia após dia, ao longo dos últimos meses. Peço que se cuidem e cumpram todas as medidas, especialmente o uso de máscara e evitar aglomerações”, ressaltou.

Por meio de nota oficial, o Governo do Paraná anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o Decreto 4942/20 perde efeito a partir desta terça-feira (14). As medidas de quarentena mais rigorosa estavam valendo para 141 municípios, das regionais de Londrina, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Toledo, Foz do Iguaçu, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. As restrições para a 1ª Regional de Saúde do Litoral serão mantidas até 21 de julho. (Com informações do site da Prefeitura de Londrina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *