Parque Arthur Thomas ganha novo alambrado e calçamento

A Prefeitura iniciou obras da primeira etapa da revitalização do Parque Municipal Arthur Thomas, que compreendem a substituição do atual alambrado por cercamento de palitos de concreto, em torno do anexo da unidade – área não aberta à visitação.

Obras tiveram início na Rua Barcelona, no entorno do anexo do Parque. Foto: Emerson Dias/NCom

Além disso, serão refeitas as calçadas externas do local e construídas passagens subterrâneas para a fauna que transita entre o anexo e o bloco principal do Parque, cuja entrada fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. Os trabalhos incluem, ainda, a implantação no interior da unidade de um jardim de mel – área onde serão colocadas colmeias de abelhas nativas, sem ferrão – e de um jardim dos sentidos, voltado a ações de educação ambiental.

No total, o valor investido nas reformas é de R$ 5.396.824,83, oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, gerido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma). O prazo de conclusão das obras é de 10 meses, e sua execução está a cargo da Engetela Comércio e Serviços, contratada através de licitação.

O secretário municipal do Ambiente em exercício, Gerson Galdino, salientou que essa reforma representa o início de uma série de melhorias que a Prefeitura pretende realizar na unidade. “Nosso objetivo é aumentar ainda mais a visitação do Parque e tornar esse importante espaço verde da nossa cidade mais atrativo para a população. Além disso, é preciso lembrar que o Parque Arthur Thomas é o espaço onde fica a sede da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), e os nossos servidores estão muito animados por ver as melhorias que serão realizadas no local onde trabalham”, disse.

De acordo com o presidente do Consemma e gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Jonas Pugina, o Município atualmente desenvolve projetos para as próximas etapas da reforma, ainda sem data de início prevista.

“Em contrapartida às obras realizadas com recursos provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura fará intervenções na parte interna do Parque. Essas obras ainda estão sendo planejadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. As reformas trarão muitos benefícios ao Parque e, como exemplo, podemos citar que os palitos de concreto são uma barreira muito mais efetiva, que garante mais proteção do que o alambrado e exige menos manutenção. Isso vai evitar que pessoas mal-intencionadas cortem as cercas para entrar no Parque, ou que cães invadam a unidade para perseguir os animais que vivem lá”, afirmou.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, Londrina é um município privilegiado por ter o Parque Arthur Thomas, uma grande área de floresta nativa remanescente, no interior de sua zona urbana. “O Parque Arthur Thomas é um presente que a natureza deu a Londrina. É um local praticamente central, visitado por milhares de pessoas, que ficam encantadas com a sua exuberância. Essa é uma reforma que vai trazer mais conforto e acessibilidade para os visitantes do Parque, e também vai proteger a fauna da unidade. Além disso, também vai beneficiar as pessoas que moram no entorno do Parque, através das melhorias nas calçadas. Estamos muito animados com essa revitalização e nos empenhando também no planejamento das etapas posteriores”, concluiu. (Fonte: Prefeitura/NCom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *