Início Cidade e Região Plaenge conclui Trianon, primeiro empreendimento construído 100% em BIM

Plaenge conclui Trianon, primeiro empreendimento construído 100% em BIM

561
0
COMPARTILHAR

A Plaenge, maior construtora de capital fechado do País, finalizou as obras do Trianon, primeiro empreendimento da empresa construído 100% com uso da tecnologia Building Information Modeling (BIM). 

Localizado em Londrina, o Trianon é um marco na história da construtora, pois foi modelado em BIM desde o projeto até a entrega. A finalização da obra expõe vantagens concretas do uso da tecnologia, como produção enxuta, mais eficiência e processos otimizados em todas as fases. 

O sucesso da aplicação do BIM no Trianon sinaliza, também, mais um passo da Plaenge rumo à consolidação de um banco de dados para uso de inteligência artificial na construção civil.

“O Trianon é o nosso primeiro ‘case’ de uso do BIM em todas as etapas da construção e podemos afirmar que foi um sucesso. Houve uma redução importante de retrabalho na obra e o processo se tornou mais assertivo”, destaca Rodolfo Sugeta, gerente regional da Plaenge em Londrina. 

Entenda como funciona o BIM

 A implantação da metodologia Bim pela Plaenge iniciou em março de 2017 e, hoje, já totaliza mais de 60% dos empreendimentos neste formato, nas cidades onde atua.

O uso do BIM no projeto do Trianon iniciou na fase 3D, quando é feita uma modelagem tridimensional do projeto arquitetônico, junto com todos os principais projetos técnicos complementares. Foram usados recursos de compatibilização de projetos em realidade virtual e gêmeos digital para que todos os envolvidos entendessem a proposta de forma integrada.

 Com todas as informações computadas, o sistema permite identificar uma série de oportunidades e melhorias nos projetos, resultando em uma execução com menos alterações, melhores soluções e de maior qualidade para a produção. Além disso, é possível identificar incompatibilidades – os chamados “clashes”-, que ao serem resolvidos em tempo hábil evitam grande parte dos impactos na gestão de custos de execução. 

Na fase 4D, de planejamento, foi possível fazer uma simulação virtual da evolução física da obra por meio do modelo 3D, identificando os melhores cenários para cada fase. O BIM, neste caso, ajuda a equipe a tomar decisões mais assertivas sobre a execução, além de permitir a simulação do planejamento semanal, quando podem ocorrer alterações. Ao final, um benefício evidente é a redução no prazo de conclusão.

Na Plaenge, o BIM está integrado ao ERP IFS e permite que, na fase 5D, de orçamento, a equipe consiga consultar os custos da obra automaticamente, de forma mais rápida e confiável. Também é possível planejar a lista de materiais de construção que será necessária em toda a obra, o que agrega assertividade ao processo. 

“A fase 5D é o maior diferencial do uso do BIM na Plaenge, pois permite automatizar até 90% dos custos com insumos. O Trianon foi construído em um período de forte alta no custo com materiais de construção. Graças ao rigoroso controle proporcionado pela tecnologia, conseguimos absorver o aumento com menos impacto”, pontua. 

Para Sugeta, o uso do Bim na construção civil é um caminho sem volta. “A experiência do Trianon comprovou que estamos no caminho certo. Não à toa, temos uma equipe de engenheiros exclusivamente focados na coordenação dos projetos/modelos BIM. Além de apoiar as regionais, são responsáveis pela prospecção de inovações tecnológicas.”

Conheça o Trianon 

Trianon, empreendimento da Plaenge em Londrina, parte da integração do prédio com o entorno para propor uma arquitetura que toma partido do revestimento em pele de vidro refletivo para provocar um dinâmico efeito de cores ao refletir as diferentes tonalidades do céu.

Os apartamentos do Trianon têm 155 m² de área privativa, com três suítes e elevador privativo. As plantas inteligentes possibilitam várias configurações de layout, permitindo que cada família defina o desenho mais adequado às suas necessidades e momento de vida.

A área de lazer do empreendimento incentiva a convivência. Um dos destaques é o Salão de Festas integrado à praça ao ar livre, que amplia os espaços de permanência. As piscinas externa, coberta e infantil unem-se visualmente ao mesmo tempo em que se integram à paisagem externa por meio da vista que dá acesso à cidade.

Na churrasqueira privativa com piscina, onde o morador pode receber convidados com o conforto e privacidade de uma casa, a piscina recebeu revestimento especial que remete à beleza de um lago.

Para saber mais sobre o projeto de Trianon com entrega antes do prazo, acesse: plaenge.com.br/Londrina/trianon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui