Prefeitura lança campanha de revitalização do centro

Ações visam promover uma transformação social e cultural no centro da cidade, a fim de resgatar e fortalecer a identidade de Londrina, promovendo segurança, integração social e dinamismo econômico

Na noite desta quinta-feira (16), a Prefeitura de Londrina lançou a Campanha de Revitalização do Centro de Londrina, no Teatro Zaqueu de Melo que abriu exclusivamente (já que o espaço está desativado) para o evento. O teatro fica na avenida Rio de Janeiro, 413, Centro. O prefeito Tiago Amaral esteve acompanhado do seu secretariado e convidados.

A campanha contempla a realização de diversas ações no centro de Londrina com o objetivo de transformar a região central em um espaço não apenas funcional e dinâmico, mas também acolhedor e representativo do espírito de Londrina. A estratégia adotada contempla a diversidade, promovendo um equilíbrio harmonioso entre cultura, história, modernidade, comércio e serviços.

O quadrilátero onde se iniciam as intervenções é delimitado pela Rua Pará (sul), Avenida Dom Geraldo (norte), Minas Gerais/Souza Naves (leste) e João Cândido (oeste). Com um total de 18 quadras, essa área de 28,4 hectares forma um perímetro de 2,23 km, que será expandido à medida que os trabalhos forem sendo implementados.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Ramdalbucci, a gestão eficiente do fluxo de pessoas, combinada com uma infraestrutura cuidadosamente planejada e incentivos direcionados a empreendimentos de alta qualidade, será o catalisador da revitalização desta área.

As ações estão divididas em três objetivos: integrar os espaços; garantir a ocupação 24 horas por dia; e testar e implementar inovações. “O primeiro propósito considera que um ambiente integrado em uma paisagem urbana deve ter continuidade sensorial e física, conectando, de forma fluida, um ponto central às áreas adjacentes. A eliminação de barreiras visuais e físicas, como grades, é essencial para assegurar essa sensação de continuidade, fomentando o uso coletivo, o sentimento de pertencimento e a coesão do espaço urbano”, contou Rambalducci.

Por fim, o secretário Rambalducci ressaltou que a revitalização deste quadrilátero não é apenas uma intervenção urbana, mas uma verdadeira transformação social e cultural que visa resgatar e fortalecer a identidade de Londrina. “Com um planejamento meticuloso e a participação ativa da comunidade, buscamos criar um espaço vibrante e acessível, onde todos possam interagir, aprender e desfrutar das riquezas que a cidade tem a oferecer. Ao integrar inovação e tradição, pretendemos não apenas enriquecer o cotidiano dos cidadãos, mas também atrair visitantes e fomentar o desenvolvimento econômico local. Essa é uma oportunidade única de repaginar o nosso espaço urbano, garantindo que ele reflita o dinamismo e a diversidade da nossa sociedade”, afirmou.

Estão envolvidas na campanha as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Obras e Pavimentação, Saúde, Família e Desenvolvimento Social; a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD); Londrina Iluminação; e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).

Mutirão Viva o Centro – Na quarta-feira (15), a Prefeitura iniciou um mutirão integrado de recuperação da região central, chamado Viva o Centro. A ação se iniciou na Praça da Bandeira e contou com a participação da Companhia Municipal de Trânsito de Trânsito e Urbanização (CMTU), secretarias municipais do Ambiente e Obras e Pavimentação, e da Londrina Iluminação.

O prefeito ressaltou que a Praça da Bandeira é histórica e que precisa de uma restauração urgente. “Precisamos recuperar os bancos, que estão sem condição de uso, quebrados e sujos, bem como os lixos que estão sem manutenção. As equipes também vão fazer poda, capina, roçagem, e recuperar as caçadas, pois há idosos que caem e se machucam, além de fazer a manutenção da iluminação. Com relação aos pombos, que é um problema sanitário, determinei que a Sema nos apresente uma medida efetiva para controlar este grave problema. Começamos com este mutirão e depois vamos para os bairros. Além disso, temos um projeto amplo para recuperação do centro, o qual pretendemos executar em breve”, apontou. (Fonte: Prefeitura de Londrina/NCom)