Para que a fila de espera por exames e consultas com especialistas tenha mais celeridade, transparência e eficiência, a Prefeitura de Londrina lança a ferramenta on-line Clica e Confirma. Desenvolvida pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a plataforma vai permitir que os usuários da rede municipal de saúde acessem, via internet, seus agendamentos e confirmem ou cancelem os horários, otimizando a fila. Essa nova funcionalidade foi apresentada nesta quarta-feira (30), em evento no saguão do 2° andar da sede da Prefeitura, pelo prefeito Tiago Amaral e a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó.
Atualmente, a cidade conta com cerca de 186 mil pessoas aguardando por consultas especializadas e exames na rede municipal. Um dos principais fatores que ocasiona essa espera é a baixa oferta de prestadores de serviço somada ao número limitado de atendimentos. Além disso, a cidade registra, em média, de 25% a 30% de absenteísmo nos agendamentos, número que é considerado alto.
Durante o lançamento, o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, reforçou que o principal compromisso de sua gestão é cuidar das pessoas, o que coloca a área da saúde como prioridade. “Esse dia de hoje é um marco para nós, porque ele começa a dar o tom e mostrar a cara daquilo que nós teremos na Prefeitura de Londrina ao longo dos próximos anos. Nós devemos falar de tecnologia e de inovação, mas que simplifiquem a vida das pessoas, que tornem a nossa gestão mais eficiente e que façam com que as pessoas consigam sentir melhores resultados do trabalho que está sendo feito. É inaceitável uma pessoa aguardar oito anos por uma cirurgia, seis anos por um exame. É inaceitável que haja uma fila na saúde da nossa cidade, com pessoas que infelizmente morreram aguardando um procedimento cirúrgico ou um exame. Nós precisamos ser ágeis na saúde”, ressaltou.
O prefeito também parabenizou a secretária da pasta, e toda sua equipe, por terem iniciado o desenvolvimento dessa plataforma e já lançarem para a população em um curto período de tempo. “Tenho sentido muito orgulho de vocês, do que têm conseguido entregar e realizar ao longo desses poucos meses do nosso mandato. Nós não vamos fazer nada sozinhos. Nós não vamos fazer nada sem vocês. Tanto eu como a Vivian, o nosso vice-prefeito e todos os demais que estão aqui com a gente nessa jornada, temos uma missão muito grande. E temos plena consciência de que essa missão só vai ter resultados se contarmos com o comprometimento que vocês estão demonstrando agora”, afirmou.
Para a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, o Clica e Confirma é uma ferramenta que compõe todo um estudo de inovação tecnológica aplicado à gestão da fila de espera da cidade de Londrina. “O paciente mais antigo na fila de Londrina é de 2012. No período da transição, eram 166 mil pacientes aguardando consulta, exame ou procedimento. Hoje, Londrina tem 186 mil pessoas em fila que precisam de uma resposta da Secretaria. Isso requer ampliação de acesso, contratação de prestadores e aumento da oferta de serviços. Então, é preciso que as pessoas acessem o Portal da Transparência, coloquem o seu CPF e confirmem a sua permanência ou não na fila por um serviço de saúde”, explicou.
Com o intuito de facilitar aos pacientes o acesso às informações, o Clica e Confirma apresenta ao usuário sua posição na fila de espera em que foi inserido mediante encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou demais serviços. Quem estiver aguardando pode confirmar sua posição ou cancelar a solicitação, por diferentes motivos. Caso o exame ou a consulta já tenha data e horário, o paciente pode confirmar ou cancelar essa solicitação, com a opção de prosseguir na fila para reagendamento em datas posteriores.
O link para acesso está disponível na página da Saúde e no Portal da Transparência da Prefeitura de Londrina, e o acesso de cada usuário se dará mediante confirmação de dados pessoais, como o CPF e nome da mãe. Na página seguinte, será exigida a atualização do telefone pessoal, pois essa informação vai compor também o banco de dados da SMS, em sistemas como o E-SUS e o Saúdeweb, para viabilizar o contato com esse paciente.
A expectativa é que, com a opção de cancelar e confirmar os agendamentos, haverá uma redução na taxa de faltas para essas consultas e exames. Outro ganho será a possibilidade de remanejar demais pacientes, com a disponibilidade dos horários cancelados. “A gente quer reduzir esse absenteísmo na maior forma possível para otimizar o tempo e o recurso disponível que temos. Temos como foco planejar estrategicamente, e de forma sólida e contínua, a oferta de serviços da população”, frisou Feijó.
Posteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde planeja iniciar a busca ativa dos pacientes cadastrados na fila de espera, para confirmar as consultas com profissionais especialistas bem como os exames e procedimentos.
Outra medida voltada à gestão e qualificação da fila de espera é a captação dos prestadores de serviço, ampliando a oferta e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera. Os novos contratos e convênios serão firmados de forma estratégica, com base na demanda apresentada pelo Clica e Confirma. “A partir do momento em que o paciente interessado acessa a ferramenta, ele passa a ser tratado como prioridade na fila, porque ele se apresentou. Isso se chama qualificação da fila; ninguém será retirado dela, mas vamos priorizá-la como oficial. E se, ao acessar a ferramenta com o seu CPF, o exame da pessoa não aparecer, que ela procure a UBS ou a Secretaria, para que possamos resgatar esse pedido. Precisamos de um diagnóstico fidedigno do número real de pessoas aguardando alguma resposta da Saúde”, reforçou a secretária da pasta.
Na apresentação sobre o funcionamento do Clica e Confirma, o servidor Glauco Carlos Silva explicou que basta ter acesso à internet e confirmar os dados pessoais para ingressar na plataforma. “Existe uma diferença conceitual entre agendamento e fila de espera. A fila de espera é quando o paciente vai procurar a unidade de saúde, e é encaminhado para um exame ou consulta com uma especialidade. Estabelecido o prazo, o sistema mesmo vai agendar, ou é feito um encaixe manual, e o paciente vai ser agendado para essa consulta com data e hora. Se a pessoa não puder comparecer, nessa nova ferramenta vai poder cancelar. A ferramenta vai disponibilizar também a visualização do histórico de agendamentos dessa pessoa, então ali ele vai conseguir ver o histórico de todas as consultas que foram agendadas para ele pela fila de espera do sistema municipal de saúde”, apontou.
O lançamento foi acompanhado pelo vice-prefeito, Júnior Santos Rosa; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci; e membros do Conselho Municipal de Saúde, entre outras autoridades.