As mudanças bruscas de temperatura, calor e ar condicionado e o relaxamento das medidas de segurança quanto à higiene e distanciamento mesmo com sintomas podem ser a causa do aumento dos casos de Covid em Londrina. Em comparação com o mês de agosto houve aumento de 50% na procura por testes realizados na Rede Vale Verde.
“Sentimos um aumento significativo em nossas unidades. Nos meses mais frios os casos de doenças respiratórias são mais comuns, mas a circulação desses vírus ocorre o ano todo”, explica a gerente de serviços clínicos da Vale Verde, Jessica Bazana.
A percepção é de que a população está menos preocupada com relação à prevenção da doença, altamente transmissível. Segundo a gerente, com atitudes conscientes é possível minimizar o risco de contrair e transmitir a infecção.
“Use máscara ao apresentar sintomas, higienize as mãos com frequência, use álcool em gel, evite locais com aglomeração de pessoas e ambientes fechados sem proteção de máscara, e mantenha o esquema vacinal completo”, finaliza Jessica Bazana.
A Rede Vale Verde possui mais de 30 unidades que comercializam autotestes de Covid, mas é possível fazer o agendamento via whatsapp em nove unidades da rede. O resultado sai em até 20 minutos.
Quem passou pela infecção da COVID-19 e está a poucos passos de sair do isolamento, possui a opção de realizar o teste de Anticorpo IgG e IgM, que detecta se ainda há a presença de vírus ativo na corrente sanguínea. Esse teste é extremamente importante pois aponta se há risco daquela pessoa recém-recuperada transmitir a doença para outras pessoas.