Início Especias Reta final do ano letivo: como se planejar para as recuperações de...

Reta final do ano letivo: como se planejar para as recuperações de final de ano?

816
0
COMPARTILHAR


As aulas estão chegando ao fim e muitos alunos começam a entrar em desespero por não terem atingido a nota necessária para aprovação, o que obriga a participar das provas de recuperação para tentar passar de ano. Mas como o aluno deve se programar para essas provas? O professor Rafael Ferreira, do colégio Premier Wezen, explica que é possível sim. Segundo o especialista, o primeiro passo é conhecer as disciplinas que ele vai precisar de recuperação e aí traçar um planejamento de estudo.
“As provas de recuperação na maioria das vezes acabam revendo os conteúdos de todo o ano letivo, por isso, é fundamental planejamento de estudo para que nada passe batido e o aluno consiga rever os principais pontos dos bimestres estudados”, comenta.
De acordo com o professor, os pais tem papel fundamental nesse processo de planejamento e auxílio ao aluno que está passando por este momento.
“O aluno já fica apreensivo com a questão, então os pais precisam ser acolhedores e compreensivos, mas também estabelecer novas regras e horários de estudo para que a situação não volte a se repetir. O planejamento de estudos ao longo ano é fundamental para evitar esses casos”, explica o professor.
Como criar esse planejamento de estudo?
Segundo Rafael é fundamental o aluno conversar com o professor da disciplina que ele vai precisar fazer a recuperação para compreender quais pontos chaves o professor deverá abordar na prova. Depois disso, é importante mapear as matérias e os assuntos em que o jovem tem mais dificuldade e procurar conteúdos capazes de ajudá-lo.
“Excesso de tempo de estudo não faz bem e tão pouco é sinônimo de aprendizado. Até os 8 anos de idade, é recomendado que as crianças não devem estudar mais do que duas horas por dia. Caso contrário, elas poderão ficar estressadas e diminuir o seu rendimento. Estabeleça limites para as horas de lazer que aliadas aos estudos ajudam no aprendizado. Na Premier Wezen, nós temos locais específicos para alunos de Ensino Médio, que auxiliam nesse processo”, destaca o professor.
Outro ponto fundamental para auxiliar o aluno é o local de estudo. Rafael alerta que isso faz toda a diferença na absorção dos conteúdos.
“Priorize a criação de um espaço de estudo tranquilo e longe de distrações. Quando o estudante tem um local organizado para estudar e relaxar, as horas passam mais rápido, e o resultado é melhor. Por isso, nada de permitir que o estudo seja feito na cama ou na mesa da cozinha, por onde as pessoas passam conversando a todo instante, pois dessa forma o aluno perde o foco rapidamente”, alerta o especialista.
O professor comenta que realizar provas antigas e listas de exercício auxiliam no processo de aprendizagem.
“É importante o aluno rever essas questões, pois ele identifica o que tem maior dificuldade e assim consegue com o auxílio do professor compreender melhor e assim ter sucesso no processo de recuperação”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui