Início Cidade e Região Santuário da Padroeira abre nesta sexta as comemorações do Ano Jubilar

Santuário da Padroeira abre nesta sexta as comemorações do Ano Jubilar

659
0
COMPARTILHAR

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida inaugura, na próxima sexta-feira (1º), oficialmente, o Ano Jubilar, que vai celebrar os 70 anos como paróquia (Jubileu de Platina) e os 25 anos como santuário (Jubileu de Prata). A cerimônia de abertura será no Espaço Mariano, no fundo do santuário (R Grajaú, 257), às 8h30, com a presença de autoridades e homenagem a pioneiros, além do público em geral. Presencial, vai respeitar os protocolos de sanitários, mas, também, será transmitida online pelas redes sociais (Facebook e Youtube).

“Nessa data, vamos inaugurar um ano de comemorações, de celebrações e de festividades que marcam os nossos jubileus. No dia 1º de março de 2022 celebraremos 70 anos de paróquia, a segunda de Londrina. E no dia 12 de outubro de 2022, vamos comemorar 25 anos como santuário”, explica o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário. De acordo com ele, a programação do Ano Jubilar já se inicia neste ano, com uma série de atividades que abre as comemorações.

Akathistos

Além da cerimônia oficial de abertura, a programação do dia 1º tem ainda uma ópera dedicada a louvores a Nossa Senhora, chamada Akathistos. A apresentação será realizada pelo Coral Unicanto, às 19h30, com entrada gratuita e regência do maestro José Mário Tomal. “A peça musical tem duas partes, uma que conta a história e outra composta pela teologia mariana. Da parte artística, tem coral, solistas e orquestra. Será um espetáculo de muita arte e fé”, conta o sacerdote. Esse hino litúrgico bizantino é tradicionalmente cantado e rezado pela Igreja Católica Ortodoxa. Composto em meados do século V, retrata a encarnação de Cristo desde a anunciação a Maria.

Novena

Do dia 2 a 10 de outubro, o santuário realizará a tradicional novena da padroeira. Desta vez, com orações dedicadas a diferentes grupos de trabalhadores. De manhã, a novena será às 7h. à noite, o horário é às 19h (e 18h30 aos sábados e domingos). No dia 6 tem uma marcada para 15h e no dia 7, outra às 12h10, essas em horários extras. “Os horários têm muitos detalhes, mas, estão todos disponíveis em nossas redes sociais. O importante é que possamos nos unir em oração em alguns desses momentos dedicados à Nossa Senhora”, afirma o padre Rodolfo. Durante o novenário, o terço da Rádio Alvorada, de 4 a 8 de outubro, será transmitido ao vivo do santuário, com participação das pastorais.

Para marcar as festividades, ainda serão realizadas outras atividades: terço dos homens, dia 9, às 17h30; carreata com saída da paróquia Nossa Senhora Aparecida do km 9 (zona sul), dia 10, às 9h, seguida de bênção dos carros, em frente ao santuário, quando a carreata chegar; e Vésperas Solenes, presidida pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz, dia 11, às 19h30. Em todas as participações presenciais, o santuário seguirá os protocolos de saúde, com limitação da capacidade, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento social e aferição de temperatura.

Dia 12

No dia 12, também será assim, em todas as missas. Os horários das celebrações são: 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. Para elas, é necessário realizar o agendamento por um link na internet, disponível desde a semana passada. Até agora, já foram feitas X inscrições. Faltam X vagas. “E ainda teremos batismo de crianças, algo novo no Dia da Padroeira, e troca do manto de Nossa Senhora, ambas atividades às 12h, realizadas paralelamente. E bênção das crianças, às 18h30, além da coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois da missa das 19h”, explica o sacerdote.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui