A Secretaria Municipal de Saúde irá divulgar o boletim com os dados atualizados sobre a dengue em Londrina, em coletiva de imprensa marcada para esta quinta-feira (21), às 14h30, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Avenida Theodoro Victorelli, 103. Também serão divulgadas as ações de combate ao mosquito.
A coletiva será realizada após reunião entre a equipe da Secretaria e os serviços externos da cidade, que acontecerá pela manhã, no Hospital Evangélico. O objetivo é apresentar a situação epidemiológica da semana e discutir as ações de assistência aos pacientes com dengue.
As reuniões estão acontecendo semanalmente e integram as ações do Plano Emergencial de Enfrentamento e Contingência da Dengue, anunciado no final de janeiro, como medida para tentar evitar uma epidemia da doença. Isso porque os dados levantados até agora apontam que Londrina está em risco para epidemia de dengue. Até a última quarta-feira (13), a cidade já registrava 76 casos positivos da doença, número 74% maior do que o da semana anterior, que somava 44.
Até esta data, o levantamento apontou que a região sul foi a mais comprometida pelos registros positivos de dengue, com 62 casos, todos do sorotipo 1; em seguida a leste, com cinco, sendo dois do sorotipo 2, o mais agressivo que pode levar a complicações e óbitos; centro, com quatro; oeste com três; e norte com dois.
Diversas ações estão sendo adotadas, pelo Município, a fim de conter o avanço da doença, entre elas a aplicação de veneno com veículos de Fumacê, cedidos pelo Governo do Estado, com o objetivo de matar o mosquito em fase adulta; a realização de mutirões de limpeza e vistorias em residências, a fim de eliminar os criadouros do mosquito e orientar a comunidade. (Prefeitura/Ncom)