O prefeito eleito Tiago Amaral anunciou na tarde desta quinta-feira (26) mais seis nomes de profissionais que vão compor o seu time administrativo a partir de 1º de janeiro. Entre eles, o da empresária Marisol Chiesa, nova Secretaria de Família e Desenvolvimento Social (Assistência Social). Londrinense, ela tem experiência com equipes e projetos sociais, planejamento, organização de recursos e criação de políticas eficazes para transformar realidades. Atua como empresária há mais de 25 anos e tem formação acadêmica em Pedagogia, Nutrição e especializações. Foi líder do Conselho da Mulher Empresária da Acil e já atuou em conselhos regionais e nacionais na área.
Felipe Juliani irá para a Secretaria de Defesa Social. Formado em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. Durante 12 anos, foi policial militar em Londrina, integrando a primeira turma de Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM), equipe especializada em ocorrências de maior vulto. É um dos criadores da ROTAM Motos. Tem cursos na área de segurança pública, como controle de distúrbios civis, gerenciamento de crises e instrutor de pilotagem tática com motos. Na iniciativa privada, na área de segurança e serviços, atuou como diretor comercial, diretor de relações públicas e diretor operacional.
A Procuradoria-Geral do Município estará a cargo de Fabio Turetta, professor e advogado, formado em Direito, com especialização pela Universidade Estadual de Londrina em Direito Civil e Processo Civil. Mestrando em Direito Negocial pela UEL, com formação em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, possui ampla atuação em tribunais superiores e relações jurídicas internacionais. Por mais de 15 anos, coordenou importantes projetos industriais de internacionalização para empresas de grande porte.
Renan Salvador cuidará da Londrina Iluminação. É engenheiro eletricista e de telecomunicações, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV e especializações internacionais. Com mais de 15 anos de experiência em empresas de tecnologia, atualmente possui empresas na área de Engenharia Elétrica, Tecnologia e Inovação. Ao longo da carreira, trabalhou com empresas globais (Klabin, West Rock, Inmarsat, Petrobras, CEMIG, COPEL, entre outras) e organizações governamentais em diversos setores, como engenharia, P&DI, ecossistemas de startups e inovação corporativa. Também atuou como Diretor de Inovação e Relações Institucionais da Sociedade Rural do Paraná. Membro da Câmara Temática de Agro 4.0 do Ministério da Agricultura do Brasil, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Instituto Estação 43 e membro do Conselho Acil Jovem. A indicação para diretor-presidente da Londrina Iluminação ainda vai passar pela aprovação do Conselho.
Roberto Moreira é o titular da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD). Especialista em Digital Business pela USP, com formação em Sistemas da Informação pela Estácio de Sá, Liderança & Inovação pelo MIT e certificações internacionais em gestão de projetos (PSM e KMP). Tem mais de 10 anos de experiência no mercado de Tecnologia e Inovação. É o Superintendente do Estação 43, entidade que faz a gestão do Ecossistema de Inovação de Londrina, e membro fundador da comunidade de startups de Londrina e região, a Redfoot. Organizou o primeiro Festival Internacional de Inovação de Londrina, o FIIL. No setor público, foi Diretor de Ciência e Tecnologia da CODEL de 2020 a maio de 2024, quando coordenou o Parque Tecnológico Francisco Sciarra e o programa ISS Tecnológico, além de ter criado o Empregatech, programa de capacitação de jovens para a área da TI. A indicação para diretor-presidente do CTD ainda vai passar pela aprovação do Conselho.
Paulo Henrique Ferreira é o nome escolhido pelo novo prefeito para a CODEL (Instituto de Desenvolvimento de Londrina). É Administrador de Empresas, formado pela UEL. Fundador e CEO da Clickweb, empresa de soluções digitais com presença no Brasil e nos Estados Unidos. Com 28 anos de experiência no setor, tem competências em inovação, gestão e geração de oportunidades de negócios. Fundador da ABRADi, associação nacional que reúne agentes digitais, e atual Vice-Presidente Regional da ADVB-PR, entidade voltada para líderes em vendas e marketing. É reconhecido por promover boas práticas empresariais e construir redes estratégicas. Com foco em inovação, dados e transformação digital estratégica, tem como missão criar pontes entre oportunidades, pessoas e resultados sustentáveis. A indicação passará por análise do Conselho.
Primeiro anúncio
Na tarde de domingo (22), o prefeito eleito havia anunciado por meio de suas redes sociais os primeiros nomes dos integrantes do seu secretariado para o mandato que se iniciará no dia 1º de janeiro. Uma das pastas mais importantes – a da Saúde – será comandada por Vivian Feijó, enfermeira com formação na UEL, em Londrina, e mestre em saúde pública e doutora em gerência de serviços de saúde. Vivian Feijó atua há mais de 30 anos na área como enfermeira do Hospital Universitário, onde, nos últimos seis anos, exerceu a função de superintendente.
Para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, o escolhido do futuro prefeito é o economista Marcos Rambalducci, pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e mestre pela PUC-SP, com doutorado pela Universidade Mackenzie. Rambalducci tem mais de 30 anos de experiência no setor privado e é docente de Economia na UTF-PR.
Outra secretaria que já tem titular é a de Governo. Rodrigo Souza, especialista em gestão de projetos pela Universidade Católica de Brasília e administrador de empresa pela UEL, coordenou a elaboração do projeto Masterplan 2040, que traça as diretrizes para o desenvolvimento de Londrina. Ele exercerá uma função estratégica junto ao prefeito a partir de janeiro.
A Secretaria de Obras e Pavimentação estará a cargo de Otavio Gomes, arquiteto e consultor com formação na Unifil e UEL,em Londrina, e na Unicamp, em Campinas. Ele é especialista em projetos comerciais e industriais com ênfase em solução de fluxos e organograma espacial. Tem 15 anos de atuação na iniciativa privada, com projetos realizados em 12 Estados do País.
A Secretaria do Ambiente ficará por conta de Gilmar Domingues Pereira, arquiteto, urbanista e engenheiro Civil, Pós-graduado em Engenharia Ambiental e Planejamento, Gestão e Auditoria Ambiental, Ele é servidor de carreira do município com 27 anos de experiência. Desempenhou as funções de Secretário do Ambiente, Diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Diretor de Projetos e Diretor de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). Em Ibiporã, foi Secretário de Serviços Públicos, Obras e Viação, Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Diretor Presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Ibiporã (CODESI). Na gestão de Tiago Amaral, Gilmar Pereira vai acumular também as funções de presidente e diretor de trânsito e sistema viário do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina).
A Controladoria-Geral do Município terá Guilherme Arruda Santos à frente. Doutorando e Mestre pela UFPR, com MBA em Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas no Serviço Público e Políticas Públicas, o futuro secretário é também engenheiro Químico, Contador e Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica. Gerenciou projetos do Banco Mundial (2013-2018) e é professor da Escola de Gestão Pública – EGP e de pós-graduação em temas voltados para Governança, Compliance, Integridade, Controle Interno e Planejamento.
Outra secretaria de grande relevância para o Município, a Fazenda ficará sob o comando de Éder Alexandre Pires, que é graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela UEL. Professor de pós-graduação em Gestão Tributária e Simulação Empresarial, consultor em Compliance Tributário, Auditoria Tributária Digital e Planejamento Tributário. Auditor independente e coautor do livro Contabilidade e Gestão de Tributos.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também já tem nome escolhido para a direção nos próximos anos. Trata-se de Fabrício Pires Bianchi, graduado em Administração pela UEL e em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade Metropolitana de Londrina. Bianchi tem pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (ISAE/FGV) e Direito Empresarial (PUC-PR), além de formações no Executive Program da Startse e o curso de Liderança Transformadora pela Fundação Dom Cabral. No Sebrae Paraná, foi consultor durante 17 anos na instituição, sendo 7 como Gerente da Regional Norte. Foi conselheiro no Sicoob Ouro Verde, Estação 43, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e é conselheiro de inovação na empresa Pado. A indicação para diretor-presidente da CMTU ainda precisa passar pela análise do Conselho de Administração da companhia.
Em seu perfil no instagram, Tiago Amaral disse que as escolhas do secretariado foram feitas com base em critérios técnicos, experiência e compromisso com as propostas apresentadas durante a campanha. Ele afirmou que está montando uma equipe que “conhece os desafios do novo momento e tem visão para planejar e executar as mudanças de que a cidade precisa”. O restante da equipe deve ser conhecido pelos londrinenses até 1º de janeiro.