Na tarde deste domingo (22) o prefeito eleito de Londrina, Tiago Amaral, anunciou por meio de suas redes sociais os primeiros nomes dos integrantes do seu secretariado para o mandato que se iniciará no dia 1º de janeiro. Uma das pastas mais importantes – a da Saúde – será comandada por Vivian Feijó, enfermeira com formação na UEL, em Londrina, e mestre em saúde pública e doutora em gerência de serviços de saúde. Vivian Feijó atua há mais de 30 anos na área como enfermeira do Hospital Universitário, onde, nos últimos seis anos, exerceu a função de superintendente.
Para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, o escolhido do futuro prefeito é o economista Marcos Rambalducci, pós-doutorado pela Universidade de Lisboa e mestre pela PUC-SP, com doutorado pela Universidade Mackenzie. Rambalducci tem mais de 30 anos de experiência no setor privado e é docente de Economia na UTF-PR.
Outra secretaria que já tem titular é a de Governo. Rodrigo Souza, especialista em gestão de projetos pela Universidade Católica de Brasília e administrador de empresa pela UEL, coordenou a elaboração do projeto Masterplan 2040, que traça as diretrizes para o desenvolvimento de Londrina. Ele exercerá uma função estratégica junto ao prefeito a partir de janeiro.
A Secretaria de Obras e Pavimentação estará a cargo de Otavio Gomes, arquiteto e consultor com formação na Unifil e UEL,em Londrina, e na Unicamp, em Campinas. Ele é especialista em projetos comerciais e industriais com ênfase em solução de fluxos e organograma espacial. Tem 15 anos de atuação na iniciativa privada, com projetos realizados em 12 Estados do País.
A Secretaria do Ambiente ficará por conta de Gilmar Domingues Pereira, arquiteto, urbanista e engenheiro Civil, Pós-graduado em Engenharia Ambiental e Planejamento, Gestão e Auditoria Ambiental, Ele é servidor de carreira do município com 27 anos de experiência. Desempenhou as funções de Secretário do Ambiente, Diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Diretor de Projetos e Diretor de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). Em Ibiporã, foi Secretário de Serviços Públicos, Obras e Viação, Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Diretor Presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Ibiporã (CODESI). Na gestão de Tiago Amaral, Gilmar Pereira vai acumular também as funções de presidente e diretor de trânsito e sistema viário do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina).
A Controladoria-Geral do Município terá Guilherme Arruda Santos à frente. Doutorando e Mestre pela UFPR, com MBA em Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas no Serviço Público e Políticas Públicas, o futuro secretário é também engenheiro Químico, Contador e Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica. Gerenciou projetos do Banco Mundial (2013-2018) e é professor da Escola de Gestão Pública – EGP e de pós-graduação em temas voltados para Governança, Compliance, Integridade, Controle Interno e Planejamento.
Outra secretaria de grande relevância para o Município, a Fazenda ficará sob o comando de Éder Alexandre Pires, que é graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela UEL. Professor de pós-graduação em Gestão Tributária e Simulação Empresarial, consultor em Compliance Tributário, Auditoria Tributária Digital e Planejamento Tributário. Auditor independente e coautor do livro Contabilidade e Gestão de Tributos.
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também já tem nome escolhido para a direção nos próximos anos. Trata-se de Fabrício Pires Bianchi, graduado em Administração pela UEL e em Gestão de Negócios Internacionais pela Universidade Metropolitana de Londrina. Bianchi tem pós-graduação em Gerenciamento de Projetos (ISAE/FGV) e Direito Empresarial (PUC-PR), além de formações no Executive Program da Startse e o curso de Liderança Transformadora pela Fundação Dom Cabral. No Sebrae Paraná, foi consultor durante 17 anos na instituição, sendo 7 como Gerente da Regional Norte. Foi conselheiro no Sicoob Ouro Verde, Estação 43, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e é conselheiro de inovação na empresa Pado. A indicação para diretor-presidente da CMTU ainda precisa passar pela análise do Conselho de Administração da companhia.
Em seu perfil no instagram, Tiago Amaral disse que as escolhas do secretariado foram feitas com base em critérios técnicos, experiência e compromisso com as propostas apresentadas durante a campanha. Ele afirmou que está montando uma equipe que conhece os desafios do novo momento e tem visão para planejar e executar as mudanças de que a cidade precisa. O restante da equipe deve ser conhecido pelos londrinenses até 1º de janeiro.