O prefeito Tiago Amaral reuniu na manhã desta quinta-feira (2) o seu secretariado e anunciou as primeiras medidas à frente do Executivo de Londrina. A área da saúde é uma das prioridades da nova gestão e, segundo Amaral, os trabalhos vão priorizar neste início de mandato a redução da fila para 11 mil cirurgias eletivas e 160 mil exames. Recursos de R$ 10 milhões, oriundos de emendas de deputados federais comprometidos com a força tarefa, serão destinados para isto.
Um comitê de aceleração e desburocratização será criado também em curto prazo, reunindo integrantes de várias secretarias da administração municipal. O objetivo é facilitar a criação de empresas em Londrina e, na segunda-feira, dia 6, o prefeito deve detalhar as medidas que serão adotadas.
Novos nomes
Também nesta quinta, Gilmar Domingues foi anunciado como secretário interino de Agricultura. A pasta da Educação terá Vânia Talarico Freitas como interina – o titular da pasta ainda não foi anunciado. A Secretaria de Governo, que tem à frente Rodrigo Souza, vai concentrar também o comando da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), em uma reformulação da estrutura administrativa da Prefeitura.
Felipe Prochet, ex-vereador e candidato a vice-prefeito na chapa de Tiago Amaral no pleito de 2020, assume a chefia de gabinete. O arquiteto Cláudio Bravin passa a responder pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
Na nova proposta para os próximos quatro anos, a secretaria de RH passará a integrar a Secretaria Municipal de Gestão e as secretarias do Idoso, Mulher e Assistência Social deverão ser concentradas em uma única pasta – a da Secretaria de Família e Desenvolvimento Social.