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Trânsito ganha novos pontos com bolsões para motociclistas

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Passados 15 meses da implantação dos primeiros bolsões para motociclistas no trânsito em Londrina, localizados na Avenida Dez de Dezembro, próximo ao Terminal Rodoviário (TRL), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) definiu quatro novos pontos, onde a sinalização especial está em fase avançada de implantação.

Foto: Cmtu

Os locais escolhidos são o cruzamento das Avenidas Lúcia Helena Gonçalves Viana e Brasília; o da Rua Vicente Feijó com Brasília; a interseção da Avenida Dez de Dezembro com Rua Tremembés (nos dois sentidos de circulação) e da Dez de Dezembro com Avenida Portugal (também nos dois sentidos de circulação). Para a definição das áreas, foram levadas em conta a configuração das vias e a alta circulação de motocicletas.

A confecção das placas a serem instaladas nestas localidades já começou, e o serviço de sinalização será executado conforme os modelos ficarem prontos. O objetivo, segundo o presidente da CMTU, Marcelo Cortez, é evidenciar a importância e a funcionalidade da iniciativa. Ele conta que, no primeiro local em que o espaço destinado às motos foi implantado, observou-se grande adesão do público. “Cerca de 70% dos pilotos que utilizam aquele cruzamento fazem uso correto do bolsão. E o número de condutores que ocupam indevidamente a área é mínimo”, avaliou.

Foto: Cmtu

Além de reservar zonas exclusivas, nos cruzamentos, para que quem trafega sobre duas rodas aguarde a abertura do semáforo em segurança, separado de carros, ônibus e caminhões, a criação dos bolsões busca evitar colisões traseiras, imprensaduras, batidas em retrovisores e conflitos nas saídas dos sinaleiros.

Trata-se, de acordo com o diretor de trânsito da CMTU, Major Sérgio Dalbem, de uma medida que tem sido adotada em diferentes cidades Brasil afora com o intuito de diminuir o número de acidentes e melhorar a fluidez do trânsito. “Naturalmente, devido à leveza do veículo, as motocicletas saem na frente dos carros quando o sinal fica verde. Com os bolsões, a ideia é evitar a arrancada de motos nos corredores ou entre os automóveis”, explicou.

Novidade – Viabilizados em decorrência da Lei n° 12.872, cujo texto de autoria do vereador Jairo Tamura (PL) foi aprovado pela Câmara Municipal de Londrina (CML) em 2019, os primeiros bolsões da cidade começaram a funcionar em fevereiro de 2021. Os espaços de segurança têm cerca de dois metros e ficam situados entre a travessia de pedestres e a faixa de retenção dos veículos.

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