A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), liberou nesta segunda-feira (13), pela manhã, parte da avenida Rio Branco. A via está em obras para a construção da rede de drenagem e uma trincheira no cruzamento com a Leste-Oeste e, com a evolução de mais uma etapa das intervenções, o trecho entre as ruas Tietê e Araguaia será parcialmente desimpedido na direção bairro – centro.
“É uma obra das mais importantes do ponto de vista da mobilidade urbana. E estamos felizes porque estamos avançando e conseguindo liberar este trecho do trânsito, já que a obra impactou a vida dos comerciantes da via. Fizemos totalmente o asfalto e colocamos uma nova tubulação maior para suportar as chuvas”, declarou o secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.
Nos primeiros 50 metros da área liberada, o fluxo de veículos seguirá em apenas uma faixa, até que finalize a construção do piso em concreto em frente ao ponto de ônibus instalado no local. Desta área em diante, o tráfego voltará a fluir normalmente, com espaço para dois veículos emparelhados.
![](https://i0.wp.com/blog.londrina.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/009_setembro/13.09.21/Avenida-Rio-Branco-liberada-CMTU-3.jpg?resize=400%2C260&ssl=1)
Com a abertura, o motorista que vier pela Avenida Rio Branco em direção à área central da cidade poderá fazer três movimentos na altura da Rua Tietê: virar à direita, à esquerda ou seguir em frente. Já o trânsito desta última via para a Rio Branco continuará permitido somente para conversão à direita, no sentido zona norte.
No encontro com a Rua Araguaia, a dinâmica é diferente. O condutor rumo à Leste-Oeste não pode virar à esquerda, restando somente a opção de continuar adiante. No entanto, o que segue no lado contrário tem a possibilidade de acessar a via com destino à Vila Nova.
Devido à execução dos trabalhos de drenagem ainda em curso na pista centro – bairro, o movimento de veículos entre a rotatória da Leste-Oeste e rua Araguaia permanecerá em meia pista. Por ora, não há previsão de quando o fluxo normal será restabelecido no perímetro.
Obra – A trincheira entre as avenidas Rio Branco e Leste-Oeste é uma intervenção que promete transformar o espaço urbano em Londrina. Além de trazer mais segurança a um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, deve agilizar os deslocamentos entre a região norte e a área central.
A construção, iniciada em janeiro deste ano, recebeu investimento do Município na ordem de R$ 25 milhões. Entre as melhorias contempladas no projeto estão a construção de um viaduto com trincheiras, galerias pluviais, nova pavimentação, ciclovia, sistema de drenagem e iluminação pública em LED. (Fonte: NCom)