Início Cidade e Região Turismo rodoviário cresce e atrai novos públicos

Turismo rodoviário cresce e atrai novos públicos

595
0
COMPARTILHAR
O mercado de transporte rodoviário tem apresentado bons resultados desde a retomada do turismo. O setor, que foi um dos mais impactados pelas políticas de isolamento social, viu suas vendas caírem mais de 90% no primeiro mês da pandemia, mas atualmente tem crescido acima dos resultados de 2019, pré-pandemia. De acordo com dados da ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, apenas no primeiro semestre de 2022, o volume de buscas na plataforma quase quadruplicou. Houve um crescimento de 275% na média diária de buscas no site, e mais de 70% das compras realizadas no período foram feitas por novos usuários.

Fatores externos, como o aumento do valor da gasolina e passagens aéreas, também cooperaram para o desenvolvimento do modal, porém o mercado vem investindo pesado para atrair um consumidor cada vez mais exigente e que busca um bom custo-benefício para as suas viagens. Pesquisa realizada pela Kantar, a pedido da ClickBus, mostra que houve um crescimento de passageiros das classes A e B nas viagens de ônibus.
Para o CEO da ClickBus, Phillip Klien, esse crescimento é reflexo do momento de transformação que o modal tem passado nos últimos anos. “A retomada do setor, a demanda reprimida causada pelas políticas de isolamento social fizeram com que nesse momento as pessoas anseiam por viajar. Com isso, além da volta dos antigos clientes, o modal passou a atrair uma parcela da população que não buscava ônibus para fazer turismo.  O mercado online que antes da pandemia respondia por cerca de 12% das vendas atualmente corresponde por 25% do mercado.”, afirma.

De acordo com a Kantar, a maior parte dos consumidores ainda compra passagens de ônibus diretamente na rodoviária, mas a compra em aplicativos ou sites de compra de passagens de ônibus vem logo em seguida, sendo mais usada como canal de compra pela classe AB e pelos mais jovens. A classe C compra menos em todos os canais, exceto no guichê, diretamente na rodoviária, canal em que o grupo apresenta o mesmo nível de compra que a classe AB.

Facilidade, praticidade e preço são as principais razões de compra de passagem de ônibus via apps e sites e sites das empresas de ônibus rodoviário segundo 40% dos respondentes. O fato de muitos aplicativos fazerem promoções e a possibilidade de se comprar a passagem fora da rodoviária são fortes motivadores. A possibilidade de planejamento também se mostra vantajosa, pois com o lançamento em agosto do selo Click Oferta, página que traz descontos de até 60% dentro da plataforma, a taxa de antecipação de compra das passagens passou de 2 para 8 dias.

“A venda de passagem rodoviária é uma coisa que evoluiu muito, hoje a gente faz tudo pela internet, pelo celular, não precisa nem imprimir o bilhete, é só mostrar o QR Code na hora do embarque. Essas facilidades já são contemporâneas desse público mais jovem que está acostumado a ter todos os seus serviços disponíveis a poucos toques no celular.”, exemplifica Klien.

A mais querida do setor

A Kantar apontou que a ClickBus é a marca mais forte entre os apps  e sites  de transporte rodoviário de passageiros além de outros segmentos do setor. Os dados mostram que a plataforma lidera a categoria tanto em Top of Mind, quanto no total de menções espontâneas e com vantagem em ambas as métricas frente a principal concorrente. ClickBus consegue se destacar na satisfação das necessidades emocionais dos consumidores, com 54% dizendo que a ama – com mais de 13pp. de vantagem da segunda mencionada e 0% que a odeia.

Em imagem, a ClickBus se destaca por oferecer a melhor experiência de viagem com resultado 8 p.p superior ao da segunda marca mencionada, se destacando nos atributos de segurança, sendo que o consumidor também aprecia a grande diversidade de destinos, horários e viações. Em paralelo, a ClickBus é vista como uma marca especialista, confiável, amigável e admirável.

“O pioneirismo de ClickBus é refletido em sua força de marca, uma vez que a pesquisa revelou que é a mais usada, mais amada e confiável, ou seja, é a que melhor atende às necessidades dos consumidores. Tendo em vista que a pesquisa avaliou todos os players atuais do setor. A ClickBus tem a segurança como um grande diferencial, todas nossas empresas parceiras são reguladas pela ANTT, o que hoje é um driver de compra importante para as empresas de ônibus. A marca, portanto, está conseguindo trazer algo do mundo ‘off-line’ para o mundo ‘online’ e esse pode se tornar um dos seus grandes valores. É uma marca em que o consumidor confia e isso para nós é um dos pilares do negócio”, ressalta o CEO da empresa.

Desde seu lançamento a empresa vem apresentando crescimento ano após ano e mesmo com os efeitos da pandemia, a taxa de crescimento anual composta (CAGR) foi de 95% em 2021. Tivemos o melhor ano de nossa história com um crescimento de 83% na emissão de passagens e de 63% na geração de receita em relação a 2020.

Se tratando do GMV Bruto da empresa (soma dos valores transacionados em todas as nossas unidades de negócio – OTA, WhiteLabel e Parceiros) em 2021 atingimos a marca de R$ 1 bi, um resultado 90% maior do que o atingido em 2020. “De janeiro até o final de setembro deste ano, vendemos 84% mais bilhetes que em igual período de 2021. No primeiro semestre, as vendas de passagem em ônibus leito mais que dobraram ante janeiro a junho pré-Covid. Na rota Rio-São Paulo, líder em buscas, a demanda saltou 50% em 12 meses”, conclui Klien.
Sobre a ClickBus A ClickBus é o maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil. Fundada em 2013, a plataforma vem transformando a experiência de viagens de ônibus no Brasil, conectando viajantes e empresas de ônibus regulares para uma melhor experiência de compra através do digital. Com tecnologia e um modelo operacional data-driven, a empresa se tornou o maior marketplace do segmento na América Latina, conectando diariamente milhões de pessoas a mais de 4,8 mil destinos nacionais e internacionais. Atualmente a empresa é o segundo maior site de viagens e turismo, de acordo com o ranking do SimilarWeb. Para mais informações acesse: https://clickb.us/imprensa  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui