Abrem nesta sexta-feira (3) inscrições para o Vestibular 2019 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que se estendem até 5 de setembro. As provas serão realizadas no dia 21 de outubro (1ª fase) e nos dias 2, 3 e 4 de dezembro (2ª fase). Serão ofertadas 2.521 vagas em 53 cursos de graduação e outras 564 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.085 vagas. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo endereço cops.uel.br e custam R$ 150, 00. A 1ª fase será realizada em 21 de outubro. O resultado será divulgado em 18 de janeiro de 2019.
A expectativa da UEL é pelo menos manter o total de inscritos do concurso passado, que registrou 22.034 candidatos, segundo a responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, professora Sandra Regina de Oliveira Garcia. Ela afirma que a escolha das datas das provas levou em consideração fatores como as Eleições Gerais de outubro e a data de vestibulares de outras instituições.
Sandra ressalta que a data da primeira fase da UEL coincide com a prova da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas que mantém expectativas positivas para o concurso, devido às diferentes categorias de inscrição.”Realizamos inscrições com isenção de tarifa com avaliação no Cadastro Único e também com base em critérios socioeconômicos. Essas medidas devem atrair os candidatos”, completa.
A Coordenadora da Cops também chama a atenção para a disputa pelo SISU, que necessitará da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018, cujas inscrições já foram realizadas e as provas estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. De posse deste resultado, o candidato poderá concorrer a uma das 564 vagas oferecidas pela UEL, de acordo com as normas do Ministério da Educação. A novidade em 2019 fica por conta da adesão do curso de Odontologia ao SISU, com o total de seis vagas. É a primeira vez que o curso oferece vagas disponíveis pelo sistema.
Manual do Candidato – todas as informações do concurso constam no Manual do Candidato, disponível no endereço cops.uel.br. Lá é possível observar detalhes como conteúdo das provas, programas das disciplinas, além do quadro de vagas, resultados, cronograma das convocações, sistema de seleção e normas detalhadas do concurso.
Provas – A Prova de Habilidades Específicas para o curso de Música será aplicada em 30 de setembro, das 8 às 11 horas, e das 14 às 18 horas. O resultado da Prova de Habilidades Específicas será divulgado na página da COPS até 4 de outubro.
Já a 1ª fase do Vestibular está marcada para 21 de outubro, das 14 às 18 horas, com a aplicação de Provas de Conhecimentos Gerais. A Cops divulga o resultado da primeira fase dia 7 de novembro, às 17 horas no site da Cops (www.cops.uel.br).
A 2ª fase está marcada para 2, 3 e 4 de dezembro. No dia 2, das 14 às 18 horas, os candidatos farão as provas de Línguas e Literaturas:Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No dia 3 de dezembro, a UEL aplica a Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos, das 14 às 18 horas.
E no último dia, 4 de dezembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, será realizada a Prova de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. O resultado do Vestibular 2019 será divulgado pela COPS em 18 de janeiro de 2019, ao meio dia, também no site.
Lista das obras e autores do Vestibular 2019:
1. A hora da estrela – Clarice Lispector
2. Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade
3. Vozes anoitecidas – Mia Couto
4. Amor de perdição – Camilo Castelo Branco
5. Clara dos Anjos – Lima Barreto
6. Comédia para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo
7. O demônio familiar – José de Alencar
8. O filho eterno – Cristovão Tezza
9. Poemas escolhidos de Gregório de Matos – Gregório de Matos
10. Quarenta dias – Maria Valéria Rezende
Confira a Resolução completa do Vestibular 2019 no endereço Resolução CEPE Nº 075/2018 .