A Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) da UEL adotou a campanha “Antes de Tudo #EuRespeito”, desenvolvida por estudantes e professores do Departamento de Design, como lema para o início do ano letivo 2020. As aulas na UEL começam na segunda-feira, dia 2 de março, movimentando cerca de 14 mil estudantes – mais de 3 mil ingressantes – divididos em 52 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações.
O tema foi definido em novembro do ano passado pela Câmara de Graduação como forma de disseminar a cultura do respeito entre a comunidade universitária, neste início de ano letivo.Segundo a Pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, a hashtag estará estampada em camisetas que serão usadas por professores e estudantes durante os primeiros dias de aula.
Ela explica que a proposta foi sugerida durante os encontros realizados pela equipe da Prograd com Coordenadores de Colegiados e Chefes de Departamentos, nos próprios Centros de Estudos, no ano passado. Os professores demonstraram interesse em promover ações práticas para evitar atitudes como bullying e, na contramão, promover atitudes respeitosas.
De acordo com a Pró-reitora, a ideia é dialogar com a comunidade em torno de temas como respeito ao espaço público, ao patrimônio da Universidade e a particularidades de cada indivíduo. “Queremos fomentar na nossa comunidade que cada indivíduo seja protagonista de uma convivência cidadã”, afirma ela. Na última quinta-feira (20) professores e estudantes do curso de Design estamparam camisetas com a hashtag da campanha. Foram atendidos neste dia os coordenadores e vice-coordenadores de cursos, além da equipe da Prograd. A comunidade universitária será atendida no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Basta levar uma camiseta branca ou preta.
Ações cidadãs – Como nos anos anteriores a UEL será rígida para coibir o trote violento e incentivar ações cidadãs e propositivas. Estudantes já podem se inscrever para o prêmio das Boas Práticas Solidárias, realizado durante a Semana do Ingressante, como reconhecimento de atividades desenvolvidas nos cursos de graduação da UEL durante a recepção aos novos alunos. O prêmio acontece desde 2014. As inscrições podem ser feitas na página da PROGRAD.
Alguns cursos já divulgaram a programação para a primeira semana de aulas. As atividades podem ser conferidas –
AQUI/PROGRAMAÇÃO. Alunos dos cursos ligados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), por exemplo, participarão de recepção geral, no primeiro dia de aula, 2 de março, pela manhã, no Anfiteatro Cyro Grossi, no Campus da UEL. Estudantes do curso de Medicina participam no dia 5, também pela manhã, de palestra e campanha de incentivo sobre a Doação de Sangue e prevenção contra dengue. Nesse mesmo dia, a partir das 14 horas os acadêmicos deverão fazer um corpo a corpo com a população, no Calçadão de Londrina.Já os estudantes do curso de Ciência da Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE), organizaram o minicurso Pré-Cálculo, evento de extensão que será ministrado pelos alunos do 2º ano. O objetivo é preparar os ingressantes para as disciplinas de Matemática. As atividades serão realizadas de 3 a 6 de março.
Outro exemplo são os alunos do curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA). Eles prepararam uma completa grade de atividades para a primeira semana de aulas, com palestras de professores e profissionais sobre temas como vacinação e prevenção de doenças, diversidade no meio universitário, o papel do engenheiro agrônomo e relatos de estudantes que participaram de intercâmbio internacional. Também estão previstas atividades práticas experimentais com a participação de professores do curso.
Fique atento para os canais de denúncias de ações violentas ocorridas dentro das dependências da Universidade
Trote – O trote na UEL é proibido, de acordo com o Regimento Interno, passível de punição. Qualquer atitude violenta pode ser comunicada por qualquer membro da comunidade universitária aos canais específicos, como a Ouvidoria e a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD). Segundo a pró-reitora Marta, os casos serão encaminhados para análise e podem evoluir para uma Comissão de Sindicância e, posteriormente, originar um Processo Administrativo Disciplinar.A Pró-reitora explica que fora do Campus Universitário, as denúncias deverão ser feitas diretamente à Polícia Civil, por meio de Boletim de Ocorrência. Este documento poderá também, posteriormente, originar processos administrativos. “Todas as ações serão observadas”, alerta a professora.
Semana – Teve início na última semana e prossegue até esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a Semana Pedagógica organizada pelos Colegiados de Curso. O objetivo é organizar as ações, programas, módulos e disciplinas para o ano. Segundo a pró-reitora, este ano a Semana ganha importância maior frente ao desafio que os cursos de graduação terão, com reformulação pedagógica, em obediência à Resolução nº 7/2018, do Governo Federal, que estabelece as diretrizes para a Educação Superior e define a extensão como atividade integrada, cujas ações acadêmicas deverão compor, no mínimo, 10% da carga horária total curricular a partir de 2022.
Os cursos de graduação foram divididos em três grupos distintos para ordenar o trabalho. O primeiro grupo reúne 15 cursos – Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia, Química Bacharelado, Zootecnia, Serviço Social, Odontologia e Física – que deverão apresentar a reformulação ainda este ano.
O processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos, após passar por análise técnica da Prograd e da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), prevê aprovação nos Departamentos e Centros de Estudos, seguindo para avaliação na Câmara de Graduação; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e por último para o Conselho de Administração (CA) da UEL. (Fonte: Agência UEL)