Início Cidade e Região Vestibular da UEL tem o dobro de candidatas do sexo feminino

Vestibular da UEL tem o dobro de candidatas do sexo feminino

534
0
COMPARTILHAR

Faltando cerca de um mês para o início do Vestibular 2023, a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) divulgou uma série de informações relacionadas ao perfil dos candidatos, como idade, gênero, opção de língua estrangeira, total de cotistas e os inscritos nas cinco cidades onde serão aplicadas a prova da 1ª fase. Ao todo, 20.819 estudantes se inscreveram para o Vestibular 2023, que será realizado em duas etapas, nos dias 5 de março e de 2 a 4 de abril, em Londrina, Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama. A UEL oferece 3.100 vagas, sendo 2.541 via Vestibular e outras 559 por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Em 2023, 144 candidatos se inscreveram nas cotas para deficientes, um crescimento de aproximadamente 70% em relação ao ano anterior, quando a Universidade ofereceu as cotas pela primeira vez. Para a coordenadora da Cops, Sandra Garcia, esse aumento está relacionado à demanda existente neste público, que busca maior qualificação profissional. Para a coordenadora, a tendência no decorrer dos próximos vestibulares é o aumento da procura por parte das pessoas com deficiência. Até porque as cotas ainda são muito recentes: começaram no vestibular passado.

Candidatos de 27 estados brasileiros estarão representados no concurso. O Paraná é o estado com registro de mais vestibulandos (15.074), seguido de São Paulo (com 4.407) e outros 1.338 de outros estados. Londrina é a cidade que mais registrou vestibulandos (7.434). Neste ano, o Vestibular volta a ser aplicado em outras cidades paranaenses, condição que foi suspensa em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Um total de 17.169 candidatos deverão fazer as provas em Londrina. Outros 2 590 farão os exames em Curitiba; 562 em Cascavel; 326 em Umuarama e, por fim, 172 em Guarapuava. 

A professora Sandra reforça que a realização do Vestibular em cidades fora de Londrina será somente na 1ª fase. No caso dos candidatos de fora que forem aprovados, eles obrigatoriamente deverão realizar a 2ª etapa em Londrina, nos dias 2, 3 e 4 de abril. De acordo com Sandra, a Cops pretende avaliar o quantitativo de inscritos em cada cidade para consolidar um modelo de descentralização em todas as regiões do estado. A ideia é facilitar o deslocamento de candidatos, tanto do Paraná como dos estados mais próximos a essas regiões.

Vestibular em números

As mulheres são a grande maioria no Vestibular 2023: 13.070 inscritas, enquanto os homens representam 7.749 inscritos. A maior parte optou pelo inglês na prova de Língua Estrangeira (16.093), ao passo que outros 4.684 farão a prova de espanhol e 42, de francês. O candidato mais velho tem 84 anos e o mais novo, um treineiro de apenas 15. Ambos concorrem a vagas para o curso de Medicina.

Do total, 13.530 candidatos optaram pelo sistema universal. Outros 5.655 escolheram as cotas direcionadas a estudantes de escola pública, 1.023 são negros provenientes de escola pública e 465 negros independentes do percurso acadêmico. 

A coordenadora da Cops lembra ainda que, nesta etapa final de preparação, os candidatos devem buscar informações sobre formato da prova da 1ª fase, baseada em Conhecimentos Gerais, considerando todo o conteúdo do Ensino Médio. Outra recomendação é para que os estudantes fiquem atentos às informações disponibilizadas no site da Cops. “Estamos preparados para receber os estudantes nesta fase tão importante da vida de cada um que está focado em seguir a formação no ensino superior”, afirmou Sandra. A Cops disponibiliza o Cartão de Inscrição do Candidato (1ª fase), com o local de prova e demais informações fundamentais, no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 17h. O documento estará disponível no Portal da Coordenadoria.

Provas

A 1ª fase será realizada no dia 5 de março e terá 60 questões de conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4. O resultado da 1ª convocação será divulgado em 4 de maio, no site da Cops.

Vestibular 2023

Total de candidatos: 20.819;

Sistema Universal: 13.530;

Sistema de cotas: 7.289;

Estado do PR: 15.074;

Estado de SP: 4.407;

Total de mulheres: 13.070;

Total de homens: 7.749.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui