Início Cidade e Região Veja quando a UEL vai liberar o cartão do vestibulando

Veja quando a UEL vai liberar o cartão do vestibulando

1079
0
COMPARTILHAR

A professora Juliana Tonelli, diretora pedagógica da Comissão Permanente de Seleção (Copese), da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), ressalta que os candidatos devem ler o Manual do Candidato, disponível no site da COPS, e que traz todas as informações necessárias sobre o Vestibular 2022 como calendário, quadro e sistema de vagas. Características da prova, classificação, convocações e listas de espera, matrícula, programas das disciplinas e mapa do Campus. Atenção especial deve ser dada aos prazos e datas, como a disponibilização do cartão de inscrição, poucos dias antes da prova (24 de fevereiro).

Ainda de acordo com a professora, a prova objetiva e em fase única mantém as características do Vestibular da UEL, que busca um aluno que tenha domínio do conteúdo do Ensino Médio, conhecimento de língua portuguesa e literaturas e capacidade de interpretação.

A seguir os principais trechos da entrevista com a diretora pedagógica da Copese:

Agência UEL – A prova será dividida em duas partes, trazendo ao todo 50 questões. Portanto, 36 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais relacionados ao conteúdo do Ensino Médio e a segunda parte será composta pela redação. Qual o perfil de aluno que a Universidade busca com uma prova dessa?

Professora Juliana – O perfil que a UEL busca é o de um candidato familiarizado com conceitos essenciais das disciplinas que compõem o núcleo básico do ensino médio, que consiga relacioná-los e aplicá-los à vida cotidiana. Não se pode esquecer que temos também a prova de língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa, além da prova de língua estrangeira da escolha do candidato. Todo este conjunto busca avaliar a aprendizagem crítica e reflexiva, a partir de noções essenciais do conhecimento das línguas.

Agência UEL – Como em anos anteriores a prova será temática?

Professora Juliana – Sim. A UEL prima pela avaliação temática que articula de maneira coesa os conteúdos disciplinares cobrados na prova. Com isto, buscamos mostrar que os conhecimentos não são fragmentados e que a interdisciplinaridade contribui para a formação integral dos alunos. Quando os conceitos são colocados de forma contextualizada com a realidade social do discente, a formação crítica é favorecida.

Agência UEL – Como o estudante deve se preparar para a prova?

Professora Juliana – Além de se dedicar aos estudos dos conteúdos elencados por disciplina no Manual do Candidato, é importante consultar a Revista Diálogos Pedagógicos, disponibilizada no site da COPS. Lá ofereceremos provas de vestibulares anteriores comentadas que, como o próprio nome sugere, pretende trazer para os candidatos as justificativas dos gabaritos de uma maneira didática, explicando questão a questão.

Agência UEL – Mais alguma recomendação ao vestibulando?

Professora Juliana – A leitura do Manual do Candidato – nele estão informações essenciais – e atenção aos prazos, horário e locais de prova. Uma maneira muito eficaz de estudar é explicar o conteúdo para outra pessoa; no mais, fundamental manter boas horas de sono, lembrando que é muito comum os vestibulandos passarem noites em claro, sobretudo na reta final. Entendemos que nem sempre esse esforço compensa. O sono é reparador e o cérebro precisa dele. No mais é revisar os conteúdos. A ansiedade é natural, mas é possível superá-la.

Serviço

Vestibular 2022 da UEL

Cartão de Inscrição do Candidato: 24 de fevereiro.

Aplicação das provas: 6 de março, a partir das 14 horas.

Divulgação do Gabarito Provisório: 06 de março, após as 21 horas.

Período de recurso (Prova de Conhecimentos): 06 a 08 de março.

Gabarito Definitivo (Prova de Conhecimentos): 23 de março, às 17 horas.

Resultado Final: 19 de abril, ao meio dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui