Vídeo descomplica conceitos da Física

Técnicas de captura do movimento que remetem a recursos muito usados pela indústria do entretenimento e cinema, em filmes que vão de Avatar até os do Universo Marvel, com efeitos especiais, resultantes do uso de multimídia, computação gráfica e arte, foram adotadas por um grupo multidisciplinar de especialistas em Londrina para desenvolver um vídeo voltado à Educação a Distância.

A pesquisa usou esses recursos tecnológicos para facilitar o ensino dos conceitos de Física e tem agora como resultado o vídeo Manobra Ollie e a Física, que será lançado em Londrina nesta sexta, dia 06 de março. A primeira exibição pública será na Sede do SEBRAE Londrina, com o apoio da Secretaria de Cultura do Município, dentro das Atividades do Arranjo Produtivo do Audiovisual de Londrina e Região, a partir das 08h30.

A pesquisa e o vídeo foram financiados com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Alex Canziani e Luisa Canziani destinadas ao Projeto de Captura de Movimento. O projeto promoveu também oficinas de Audiovisual e Stop Motion do Programa WASH-STEAM aos alunos da rede pública em Londrina e Prado Ferreira (PR).

A produção é resultado de esforços de pesquisadores, em sua maioria, de Londrina; que integram o  Programa WASH – STEAM – Aficionados em Hardware e Software; do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-Educação), e do Laboratório de Instrumentação para Biomecânica da Faculdade de Educação Física – FEF/Unicamp.

O grupo multidisciplinar foi formado por especialistas das áreas da Física, Biomecânica(área que estuda os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano, sendo em movimentos de trabalho, esporte ou mesmo diários),Educação, Cinema, Artes, Educação Física e Design, sob a coordenação do físico Victor Mammana, coordenador nacional do Programa WASH, junto ao CNPq.

O vídeo Manobra Ollie & a Física é uma ferramenta direcionada à região de Londrina, que envolve Esporte, Ciência, Artes e Tecnologias para descomplicar a Física.

A escolha da produção de um vídeo para EAD foi motivada por Londrina ser um importante polo de Educação a Distância do país. Mammana destaca que a cidade é o maior centro de produção de ensino a distância, com grande produção de aulas para este fim e sedia inúmeras instituições de EAD. Ele comenta que apesar dos recursos não serem novidade, eles ainda são pouco utilizados como ferramentas de educação. “Ao reunir multiprofissionais nesta pesquisa, quisemos contribuir com uma ampla expertise, sobretudo, com o uso intensivo sobre Captura de Movimentos para o segmento da Educação a Distância”.

 “Manobra Ollie” se valeu de um dos esportes de rua mais populares, o Skate, para facilitar a compreensão de conceitos da Física. A escolha desse esporte não foi aleatória, explica Mammana. “O Skate, em 2020, será disputado como Modalidade Olímpica, pela primeira vez nos Jogos de Tóquio, no Japão, e só este fato já seria uma forma de aproximação do público para a temática e também para ampliar a curiosidade”.

Para a pesquisadoraAfonsa Janaína da Silva, mestre e doutora em Educação Física, que atuou no projeto pelo Laboratório de Instrumentação em Biomecânica da FEF-Unicamp, esse projeto (o vídeo) abre caminho para novas pesquisas. “Com ele, percebemos que podemos gerar mais recursos pedagógicos. Fui professora de Ensino Médio e na Graduação e, como profissional da Educação, eu percebo que essa ferramenta pode ser muito útil como recurso para a aprendizagem. Conseguimos desmistificar o ensino de alguns conceitos da Física e Biomecânica que são considerados complexos e até difíceis para o público em geral. Quando apresentamos uma ferramenta como essa, conseguimos dar sentido também ao aprendizado.”

O lançamento do vídeo Manobra Ollie e a Física, acontecerá durante a reunião do Arranjo Produtivo do Audiovisual de Londrina e Região, na próxima sexta-feira, dia 6 de março de 2020,  a partir das 08h30, na Sede do SEBRAE Londrina.  O Sebrae Londrina fica à Avenida Santos Dumont, 1335 – Bairro Aeroporto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *