Início Cidade e Região Vídeo reúne histórias de construções abandonadas em Londrina

Vídeo reúne histórias de construções abandonadas em Londrina

1266
0
COMPARTILHAR

“Lugares que contam (ou deveriam contar) histórias são deixados de lado, colocados no chão, viram abrigos para usuários de drogas ou sem-teto. Quantas memórias são, direta ou indiretamente assassinadas com o abandono e destruição desses espaços?” Esse é o tema do curta-metragem “Urbex: espaços abandonados – Londrina”, da arquiteta e urbanista, atriz, produtora e artista londrinense Raissa Bessa que estreia no próximo dia 29 às 19h30 no Youtube e no Instagram, ficando disponível até o dia 31 à meia-noite.

O vídeo é uma extensão do projeto de doutorado da arquiteta e foi realizado com o apoio do Promic.

Linguagem poética

Em pouco mais de doze minutos, “o vídeo mostra – numa linguagem poética – como a cidade foi vendo seus espaços sendo invadidos e, posteriormente, abandonados por diferentes motivos. Lugares que deveriam ser espaços de convivência, de brotar de histórias, de partilha de arte e cultura acabam se constituindo em cemitérios vivos de construção, espaços de nada”, informa o material distribuído à imprensa. “Assim acontece com o que deveria ser o Teatro Municipal, o que era o Hotel Sahão, no centro da cidade, o Shopping Automotivo na Leste Oeste, entre outros”.

O documentário tem o roteiro assinado pela própria Raíssa e pelo escritor e poeta londrinense Eduardo Baccarin Costa. A trilha sonora é dos músicos londrinenses Fabrício Martins e Paulo Vitor Poloni, que também faz a narração ao lado de Raíssa e da atriz Raquel Sant’Anna. A montagem ficou a cargo da arquiteta e urbanista Louisa Savignon e a arte gráfica, de Rafael Santana.

O curta-metragem poderá ser acessado no Canal Raissa Bessa Ateliê, do Youtube e na página do Instagram @urbexlondrina a partir do dia 29 às 19h30 até a meia-noite do dia 31.

(Foto: Reprodução/TV Tarobá)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui