Início Especias “Aulão” vai explicar crise no Afeganistão e retorno do Taleban

“Aulão” vai explicar crise no Afeganistão e retorno do Taleban

1464
0
COMPARTILHAR

O curso Prime em Londrina promove no dia 24 de agosto, às 19 horas, por seu canal no Youtube, o aulão interdisciplinar “Taleban 20 anos depois: o retorno do terror”. Os professores Gabriel (sociologia), Dilson (história) e Reginaldo (geografia e geopolítica) se reúnem para debater esse tema pertinente e atual que pode ser cobrado nos vestibulares e no ENEM. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

No debate, eles vão explicar as origens e consequências da crise que vem chocando o mundo por meio de cenas extremamente tristes e dolorosas de afegãos tentando fugir de sua terra natal após a retomada  da capital do Afeganistão, Cabul, pelo grupo extremista Taleban.

Os professores vão relembrar a história do século XIX, quando o Afeganistão sofreu diversas investidas do Império Britânico, na época em que Inglaterra e o Império Russo disputavam a supremacia pela Ásia Central. Também explicarão a aproximação do país com a ex-URSS em pleno período de Guerra Fria, a chamada Guerra do Afeganistão – que marcou o fim dessa aproximação –  e o surgimento dos grupos fundamentalistas militarizados mujahidins no interior do país, que deram origem a Al-Qaeda e Taleban.

O aulão contemplará ainda a ascensão do Taleban ao governo na década de 1990, o ataque aos Estados Unidos por meio dos atentados às Torres Gêmeas, a invasão americana após a tragédia até chegar no momento atual, quando assistimos à retirada das tropas. 

O curso Prime preparou, ainda, um guia para os vestibulandos se informarem sobre o assunto, que está disponível neste link: https://www.cursoprimelondrina.com.br/blog/entenda-a-origem-e-as-consequencias-da-ascensao-do-taleban-no-afeganistao

Serviço

Aulão Interdisciplinar “Taleban 20 anos depois: o retorno do terror”

24 de agosto – 19 horas

Youtube Curso Prime Londrina

Gratuito e aberto a toda comunidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui