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Aumenta número de consumidores com nome positivado, indica ACIL

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Segundo Procon, 76,8% desconhecem cuidados para pagamento com cartão de aproximação Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os dados do indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL (SPC/ACIL), referentes ao mês de junho, mostram que a quantidade de consumidores que não conseguiram quitar seus débitos e tiveram seu nome inscrito no cadastro de inadimplentes teve elevação de 7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A inadimplência no primeiro semestre deste ano encerrou com uma elevação de 169% no número de consumidores incluídos no rol dos negativados.

No entanto, segundo Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL, no mês de junho, mais de 2% dos consumidores conseguiram limpar o nome na comparação com junho de 2021. Quando analisados os dados finais do primeiro semestre do ano, o número de negativados que conseguiram deixar a lista de inadimplência foi 175% superior, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

“O aumento nas vendas do varejo ao longo destes primeiros seis meses do ano, na comparação com 2021, explica grande parte do aumento no número de inadimplentes, já que quanto mais aumentam as vendas, mais aumenta a quantidade de consumidores que podem, em algum momento, deixar de pagar o compromisso assumido. Por outro lado, a queda nas taxas de desemprego, especialmente a dos postos de trabalho com carteira assinada, ajuda a entender o percentual elevado de consumidores que conseguiram limpar o nome”, destaca Rambalducci.

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