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Com frota de 800 ônibus, Garcia prevê faturamento acima de R$ 580 milhões neste ano

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O Grupo Garcia Brasil-Sul (GBS), maior do setor de transporte rodoviário de passageiros do Sul do País, projeta um faturamento de mais de R$ 580 milhões em 2020. O valor representa um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. A expectativa é baseada em investimentos feitos na renovação da frota, novas linhas, e na ampliação da Londrisul – empresa do Grupo focada em transporte urbano, que recebeu aporte de R$ 30 milhões para assumir a operação de um lote do transporte coletivo de Londrina (PR), cidade-sede do Grupo. “O crescimento resulta do nosso cuidado em oferecer cada vez mais conforto, comodidade e segurança aos clientes”, pontua o diretor-presidente do Grupo, José Boiko.

Desde a criação do Grupo GBS, há seis anos, com a fusão das empresas Viação Garcia e Brasil Sul Linhas Rodoviárias, a diretoria do grupo investe pesado na renovação da frota, que totaliza cerca de 800 veículos. Em 2020 a empresa planeja aplicar R$ 100 milhões na compra de 150 novos ônibus. Hoje, a idade média da frota é de um ano nas operações rodoviárias e 2,7 anos no transporte metropolitano e urbano.

Outro investimento previsto é a construção da nova garagem-sede da empresa em Londrina, cujo orçamento é de R$ 40 milhões. “O objetivo é melhorar a eficiência, modernizar as operações e oferecer mais conforto aos colaboradores”, afirma o vice-presidente Estefano Boiko Junior. O imóvel, com 100 mil m², terá área construída de 16 mil m² e diferenciais como o uso de energia fotovoltaica, aproveitamento da água da chuva e reuso da água dos lavadores de ônibus. “Com a nova sede, ficaremos preparados para futuras ampliações da operação”, destaca Boiko Junior.

Resultados de 2019

O Grupo Garcia Brasil-Sul terminou o ano de 2019 com uma receita operacional de R$ 524.325.450,68. O bom resultado é expresso também no Ebitda, que foi de 23,2%. Em relação aos investimentos, no ano passado a empresa aportou R$ 116 milhões na aquisição de 175 novos ônibus.

Atendimento

A implantação do programa “Jeito Garcia de Encantar”, desenvolvido com assessoria de profissionais formados pela gigante do entretenimento, Disney, rendeu ao Grupo o selo de qualidade pelos serviços prestados aos clientes, atestado pela empresa Reclame Aqui. A iniciativa oferece capacitação profissional e incentiva os colaboradores a proporem ações para melhorar o atendimento. “Em 2019 reduzimos em 82,13% o índice de baldeações e atingimos a meta de 92% em pontualidade nos horários de partida e chegada dos ônibus”, afirma o vice-presidente Estefano Boiko Jr.

Aos passageiros, o Grupo GBS oferece inovações como check-in digital, compra de passagens com criptomoedas e embarque prioritário para clientes do serviço cabine-cama. Esta modalidade, aliás, registrou aumento de mais de 200% no fluxo de passageiros entre 2014 e 2019.

 Proporcionar a melhor experiência de viagem é a prioridade do grupo. Por isso, em alguns serviços, a empresa oferece comodidades como poltronas em couro com reclinação de 180º, cortinas individuais, cabeceira de apoio e maior espaço para as pernas. Também são benefícios exclusivos as TVs individuais de LCD com 10 polegadas, acesso à internet com plataforma de entretenimento, kit conforto com travesseiro e manta no padrão da rede de hotéis Bourbon, kit lanche e luzes internas que se adaptam conforme o ambiente externo. Para os passageiros de todos os serviços, a empresa oferece acesso à internet e acessibilidade a cadeirantes.

Para as mulheres, os ônibus do Grupo oferecem a segurança do Espaço Mulher, que garante a possibilidade de viajar apenas ao lado de outra mulher. Outro diferencial são as salas VIPs. Em São Paulo, próximo à rodoviária Barra Funda, a empresa oferta aos passageiros um ambiente exclusivo para descanso, onde há banheiros com chuveiros, guarda-bagagens, Wi-Fi, água e café. Em Londrina, a sala VIP é um espaço climatizado e equipado com Wi-Fi e água. Ambas as salas possuem tomadas para carregar equipamentos eletrônicos e informativos digitais com os horários das viagens e anúncios de embarque.

Resolução 71

Diante da publicação da resolução 71 da ANTT, que estabelece princípios como livre concorrência, liberdade de preços, de itinerário e de frequência ao setor, José Boiko considera que o investimento em qualidade e ganhos de eficiência são fundamentais para manter a empresa competitiva. A direção do grupo avalia que a abertura completa do mercado pode afetar os direitos dos usuários, como a garantia de frequência mínima, de itinerários e horários. “As empresas regulares garantem esses direitos, pois operam nos mesmos horários e itinerários independentemente do fluxo de passageiros”, compara Boiko Junior. Para o Grupo GBS, a mudança traz desafios, mas também oportunidades. “Temos interesse em ampliar a presença nos mercados em que haja sinergia com nossa área de atuação”, diz o vice-presidente.

Grupo GBS

O Grupo GBS, com sede em Londrina, é formado pelas empresas Viação Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí e Londrisul. Atualmente gera 2.485 empregos diretos e atende aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, transportando em média 21 milhões de pessoas/ano. A atividade principal do grupo é o transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros. Atende também aos segmentos de fretamento a indústrias, turismo, transporte de encomendas rápidas,transporte urbano e metropolitano de passageiros.

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