Início Cidade e Região Cresce número de inadimplentes em Londrina no primeiro semestre

Cresce número de inadimplentes em Londrina no primeiro semestre

285
0
COMPARTILHAR
Real Moeda brasileira

Os dados do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL) indicam que o número de consumidores que deixaram de pagar as dívidas em dia e entraram para o cadastro da inadimplência aumentou 11% em junho na comparação com o mesmo mês de 2022.

No acumulado do primeiro semestre de 2023, no entanto, o aumento no índice de inadimplentes é de apenas 1% em comparação com o primeiro semestre do ano passado. “É um número relativamente pequeno, tendo em vista o aumento expressivo da inadimplência em nível nacional”, destaca Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.

Limpando o nome

Já o número de clientes que conseguiram renegociar suas dívidas e limpar o nome foi 19% maior na comparação com junho de 2022. No acumulado do ano, levando-se em conta o primeiro semestre de 2023, o índice de consumidores que conseguiram sair da inadimplência é 2% maior do que no primeiro semestre do ano passado.
“A geração de emprego formal na cidade de Londrina, que nos cinco primeiros meses do ano trouxe saldo positivo de 4.007, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), somada à queda nos índices de inflação, pode ser a explicação para esta melhora no quadro de inadimplência monitorado pela ACIL”, ressalta Rambalducci.

Indicadores
O indicador do SPC/ACIL trabalha com dois índices: o dos consumidores entrantes (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os saintes, que são aqueles que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram suas dívidas e ‘limparam’ o nome, recuperando o crédito. (Fonte: Acil/Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui