Muitos usuários de telefones celulares em Londrina têm sido vítimas de golpes efetuados por meio da clonagem de seus números. O procedimento é bem conhecido: os hackers enviam mensagem para os contatos do proprietário do celular com pedidos de empréstimos de dinheiro, com a promessa de que serão pagos rapidamente, no dia seguinte.
Uma das mensagens que circulou nesta segunda-feira é esta:
“Estou precisando fazer uma transferência bancária para a conta de um amigo, porém meu limite diário excedeu ia pedir para você transferir pra ele e quando for amanhã eu lhe transfiro o valor de volta pra sua conta sem falta, pode ser?”
Se o amigo do dono do celular atender o pedido, irá depositar o dinheiro pedido – que pode ter os mais variados valores – diretamente na conta do golpista. Quando o proprietário descobre que teve seu nome envolvido na fraude, pode ser tarde e muita gente terá sofrido prejuízo.
O correto, no caso de receber uma mensagem suspeita, é informar rapidamente o dono do número do celular clonado por outro meio (telefone, número fixo, email e outros canais) para que ele tome as providências necessárias.
Providências
Recomenda-se que a operadora telefônica seja informada o quanto antes pela vítima do golpe, que deve também registrar boletim de ocorrência policial.
O dono do celular deve informar por todos os canais possíveis os contatos que constam em seu celular de que foi vítima do golpe para que ninguém deposite o dinheiro.
Segundo a Anatel, o consumidor que notar que o seu número de celular pode ter sido ativado por outra pessoa, deve entrar em contato com a operadora e informar-se sobre os procedimentos existentes para resolver a situação. Caso a solicitação do consumidor não seja atendida, o usuário pode entrar em contato com a agência, pelo site, pelo aplicativo “Anatel Consumidor” ou pelo número 1331 ou 1332 (para deficientes auditivos).