Os principais vestibulares do país e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atualmente principal prova de ingresso para as universidades brasileiras, só ocorrem no segundo semestre. Entretanto, é no dia 24 de maio que se comemora o Dia do Vestibulando. Por isso, o professor Tiago Mariano, da EducaMaker, listou as principais dicas para os estudantes que estão se preparando desde já para as provas. “Foco e dedicação aos estudos são fundamentais, mas algumas dicas são preciosas e podem ajudar muito”, diz. Veja:
- Nunca é cedo demais para estudar: o planejamento dos estudos é fundamental para que o estudante chegue ao final da jornada e alcance os resultados. Aliás, quando mais cedo começarem os estudos, mais conteúdo será possível estudar.
- Dividir as atividades: a vida não é só estudar. Com planejamento, sobra tempo para atividades de lazer, como futebol, balé, academia, passeios e distrações. Isso tudo pode, inclusive, ajudar nos estudos. Uma mente bem descansada rende mais quando está trabalhando.
- Variar as matérias: é importante saber um pouco de tudo, não apenas desenvolver os estudos nas disciplinas com maior afinidade. Com tempo, o aluno pode estabelecer um planejamento que contemple as diversas matérias, desde as que mais gosta até as que tem menos intimidade.
- Ler: não se canse de ler. Leia todos os dias. Leia jornais, revistas, livros, literatura, romances e até receita de bolo ou bula de remédio. Sim! Isso te ajuda em diversos aspectos, seja em elevar e aumentar o vocabulário ou até mesmo em se familiarizar com diferentes gêneros textuais, alguns deles que podem ser cobrados em vestibulares por aí.
- Saiba o que está acontecendo no mundo: ter um conhecimento geral sobre o mundo é fundamental para estar antenado e atualizado acerca da realidade que nos cerca. Jornais, revistas, portais de notícias: tudo vale na hora de saber o que está acontecendo. Passe o olho nas manchetes, leia de modo mais profundo as que interessam mais e não seja pego de surpresa na hora da prova!