Frio fica intenso nesta 4ª e começa a perder força no fim de semana, prevê Simepar

Os termômetros despencaram no Paraná. Segundo Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, após a passagem da frente fria uma intensa massa de ar polar manterá uma ampla área de resfriamento nos próximos dias, atingindo os três estados do Sul do Brasil, bem como o Sudeste e Centro-Oeste do país.

O resfriamento começou na noite desta segunda-feira: algumas cidades, principalmente no Oeste e Sudoeste, onde a chuva começou primeiro, terão nos próximos dias temperaturas mínimas invertidas, ou seja, as menores temperaturas do dia serão registradas à noite, e não no amanhecer.

“Na terça-feira o dia já amanhece gelado nas regiões paranaenses, mas ainda com dificuldade para ocorrência de geada, tanto pelo excesso de umidade como devido à ocorrência de vento. Mas a sensação térmica estará bem inferior aos valores nos termômetros,  justamente por conta do vento”, explica Lizandro.

O frio deve ganhar mais intensidade na quarta-feira (24), com possibilidade de recordes anuais de temperatura mínima, e temperaturas negativas na região Sul do Estado, assim como nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A geada começa a aparecer de forma mais ampla no Paraná, até mesmo em parte do Norte do Estado.

Gradativamente o frio vai perdendo força ao longo dos dias. “Na quinta-feira ainda amanhece gelado em muitas áreas do Paraná, mas já com menos intensidade do que na quarta. Da mesma forma, sexta-feira terá menos frio do que na quinta. A massa de ar polar aos poucos vai perdendo intensidade e deslocando seu centro mais intenso em direção ao Oceano Atlântico”, detalha Lizandro.

Fonte: Agência Estadual de Notícias