Início Cidade e Região Londrina registra alto risco de epidemia de dengue

Londrina registra alto risco de epidemia de dengue

1135
0
COMPARTILHAR

O mosquito é a ameaça. Levantamento da Secretaria de Saúde sobre a infestação de Aedes aegypti em Londrina (o chamado “Lira”) alerta para alto risco de epidemia de dengue. O índice encontrado na primeira pesquisa do ano – de 5,51% – indica que, a cada 100 imóveis vistoriados pelos agentes de saúde, foram encontrados focos do mosquito em 5,51 unidades.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de Infestação Predial (IPP), em porcentagem, deve ser inferior a 1% para ser satisfatório. Entre 1 e 3,9%, o índice é considerado alarmante, e acima de 4%, já há risco de epidemia.

A zona norte é a mais preocupante, com 6,35% de imóveis com focos do mosquito. A região já registra o maior número de notificações de dengue, com 29,7% do percentual total do município. As zonas sul e leste também preocupam, com índice de 5,92%. A região central da cidade apresenta índice de 4,82%. A região oeste, de 4,56%.

Como sempre alertam as autoridades de saúde, a grande maioria dos criadouros (91%) foi encontrada em recipientes que acumulam água, nos quintais, como garrafas, vasos de plantas, potes. Em 9% dos casos, as larvas estavam dentro de casa, também em utensílios que acumulam água parada.

O verão eleva a incidência de dengue, por conta das altas temperaturas combinadas às chuvas. Desde o início deste ano, foram notificadas 555 suspeitas da doença, com uma confirmação e 38 casos descartados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui