Início Esporte Morre Paulo Rogério, goleiro do LEC na grande campanha do Brasileirão de...

Morre Paulo Rogério, goleiro do LEC na grande campanha do Brasileirão de 1977

1474
0
COMPARTILHAR

Morreu neste sábado (16), em São Paulo, o ex-goleiro do Londrina e do Corinthians, Paulo Rogério Marques Ribeiro. Ele tinhas 69 anos, sofria com problemas cardiácos e aguardava uma cirurgia. O corpo de Paulo Rogério será velado neste domingo (17), a partir das 9 horas, em um cemitério da zona leste da capital paulista.

Paulo Rogério fez parte da campanha do Londrina no Paranaense de 1976, quando o clube ganhou o apelido de Tubarão, e da histórica campanha no Campeonato Brasileiro de 1977 (competição encerrada em março de 1978), em que o time foi semifinalista após sequência de vitórias sobre grandes clubes do pais.

No Corinthians, em 1975, Paulo Rogério havia sofrido um mal estar durante partida com a Portuguesa Santista e teve de ser substituído. Os médicos do clube paulista fizeram uma série de exames e o desconselharam a prosseguir com a carreira por causa de problema no coração. Em Londrina, o cardiologista Luiz Carlos Miguita e sua equipe reexaminaram o goleiro e ele avalizou a contratação. Mas, em 1980, o próprio Miguita convenceu Paulo Rogério a se aposentar. O ex-goleiro trabalhou ainda trabalhou durante algum tempo no clube como treinador das categorias de base, mas retornou a São Paulo e dedicou-se a outras atividades afastadas do futebol.

Paulo Rogério retornou várias vezes a Londrina para participar do encontro de ex-atletas do LEC, promovido por Robertinho e Carlos Alberto Garcia, e teve oportunidade de reencontrar muitos ex-companheiros das campanhas marcantes com a camisa alviceleste como o próprio Garcia, Brandão, Zé Roberto, Xaxá e outros.

O Londrina divulgou a seguinte nota (na íntegra):

É com pesar que o Londrina Esporte Clube comunica o falecimento de Paulo Rogério, goleiro da campanha no Campeonato Brasileiro de 1977, nos deixou na tarde deste sábado (16).

Paulo Rogério nasceu no dia 1º de janeiro de 1953, o goleiro chegou ao Londrina em 1975, quando com um problema no coração, foi dispensado do Corinthians. O Londrina aceitou o desafio de contar com o futebol de Paulo Rogério e fez um contrato de risco com o jogador. Em 1977, foi o grande ano do arqueiro com a camisa Alviceleste.

Junto com a grande equipe do Tubarão, foi peça fundamental na campanha histórica do clube no Campeonato Brasileiro de 1977, chegando com o LEC até as semifinais da competição nacional.

Após se aposentar, Paulo Rogério iniciou sua carreira como treinador no juvenil do Londrina, mas não ficou nessa função por muito tempo. Todo final de ano, Paulo Rogério se deslocava de São Paulo, cidade onde morava até Londrina, para o reencontro com os ex-jogadores do Londrina, era um dos organizadores junto com Robertinho e Carlos Alberto Garcia. Após um ano de paralisação por conta da pandemia da Covid-19, Paulo Rogério retornou no final de 2021 para o reencontro dos ex-atletas.

Paulo Rogério faleceu aos 69 anos, ele estava aguardando uma cirurgia no coração.

O Londrina Esporte Clube lamenta a morte de Paulo Rogério e presta as condolências aos familiares e amigos.

Na foto de Gustavo Oliveira (Arquivo LEC), Paulo Rogério em 2019, durante partida de ex-jogadores do Tubarão, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui