Todo início de ano é marcado por novos planos e metas. Ter uma alimentação mais saudável, ir para a academia, comprar uma casa, mudar de profissão ou abrir o próprio negócio. No Paraná, o empreendedorismo chama a atenção. Junto com São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o estado foi um dos que mais abriu novas empresas no país em 2022 – uma posição que se perpetua há alguns anos. Os dados confirmam: independentemente de quaisquer incertezas políticas, econômicas ou sociais, os brasileiros seguem empreendendo. No primeiro semestre do ano passado foram abertas, no Brasil, mais de 2 milhões de novas empresas segundo dados da Receita Federal.
Neste universo, os microempreendedores individuais (MEI) lideram, com 78% dos novos negócios registrados entre janeiro e junho de 2022. O ano fechou com mais de 14 milhões de microempreendedores individuais inscritos, aponta o Sebrae. Ainda que os números surpreendam, empreender não é só glamour. Pelo contrário, exige planejamento, preparação, dedicação e horas de trabalho. Consultor na área de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas, Sérgio Czajkowski Júnior avisa: todo empreendimento de sucesso gira em torno de um propósito.
“Antes de se lançar em um projeto é preciso refletir qual a mudança que esse novo negócio vai gerar para o empreendedor e, principalmente, para a sociedade”, ensina o professor das áreas de Marketing, Comunicação e Comportamento do Consumidor do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações de ensino superior do país. Outro aspecto fundamental para qualquer empreendedor é conseguir mostrar ao seu público-alvo o real valor do novo produto ou serviço. “As pessoas não querem comprar apenas um bem, elas querem saber quais as soluções que esse bem vai gerar. Será que o seu público-alvo é capaz de perceber o valor do seu negócio? Não basta isso ficar claro para o empreendedor, é preciso que os clientes decodifiquem essa informação”, continua Sérgio.
Pense globalmente
O mundo globalizado e o acesso fácil à contratação de produtos e serviços exigem do empreendedor outra reflexão importante: seu produto ou serviço tem algo inovador? O diferencial de um negócio de sucesso é o impacto marcante junto ao público-alvo. “Se não for assim, é importante rever o plano de negócio”, diz o professor do UniCuritiba.
O negócio também precisa ser viável a médio e longo prazos, por isso, a melhor estratégia é evitar o lançamento de produtos da moda. “O empreendedor que tenta surfar a onda dos modismos tem um grande risco de não prosperar”, adverte o especialista.
A falta de capital para sustentar o projeto nos anos iniciais é outro erro cometido por novos empreendedores. Sérgio lembra que, ao abrir um negócio, é necessário ter um fundo de reserva, já que a consolidação de um empreendimento leva, em média, três anos. “Esse é o período mais crítico e quem tem recursos guardados para atravessar essa fase aumenta as chances de sucesso.”
*Dedicação integral*
Esqueça a falsa ideia de que o empreendedor trabalha menos porque é o dono do negócio. O grande equívoco de quem deseja empreender é achar que terá uma jornada de trabalho fixa no dia ou uma rotina tranquila.
O professor do UniCuritiba alerta: “Todo empreendedor está conectado ao seu negócio 24 horas por dia, sete dias por semana. É claro que não ficará esse tempo todo na empresa, mas poderá ser acionado a qualquer momento por colaboradores, clientes ou fornecedores.”
Portanto, quem não está disposto a isso e prefere manter o esquema de jornada fixa de trabalho, de oito horas diárias, precisa rever a ideia de abrir um negócio próprio. “Se você quer uma vida tranquila e regrada, talvez empreender não seja para você”, finaliza Sérgio.