Os shoppings centers e galerias de Londrina poderão reabrir as portas e atender o público a partir desta sexta-feira (8) às 13h A decisão foi anunciada na noite desta quinta-feira (7) pelo prefeito Marcelo Belinati após reunião que manteve com membros do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp).
Os critérios e exigências para o funcionamento destes empreendimentos serão anunciados na manhã desta sexta-feira, mas o prefeito adiantou que o funcionamento continuará proibido nos finais de semana e, nos dias úteis, será reduzido.
O prefeito e o grupo que tem orientado as decisões sobre isolamento social em Londrina avaliaram, por videoconferência, a proposta apresentada pelos estabelecimentos, que teve apoio de Marcelo Belinati. O comércio de rua está funcionamento com expediente parcial há uma semana.
Em outras cidades em que os shoppings foram reabertos, como em Foz do Iguaçu, Cascavel e Pinhais, foram adotadas restrições como o fechamento de restaurantes e lanchonetes com atendimento apenas do delivery ou drive-thru, e interdição de parques infantis e cinemas, assim como agências bancárias e caixas eletrônicos.
Também têm sido tomadas medidas de reforço da higienização, com disponibilização de álcool em gel e aferição da temperatura de funcionários e visitantes na entrada.
Os shoppings em Londrina estão fechados desde o dia 20 de março, portanto, há um mês e meio.