Início Cidade e Região Três mil calouros têm “semana de recepção” na UEL

Três mil calouros têm “semana de recepção” na UEL

530
0
COMPARTILHAR

Os três mil ingressantes do ano letivo 2023 da Universidade Estadual de Londrina terão uma Semana de Recepção (SER) entre os dias 7 e 11 de agosto, no Campus Universitário e no Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde funcionam os cursos da área. Na terça-feira (8), os estudantes terão uma atividade conjunta de boas-vindas, no pátio do Restaurante Universitário (RU). O encontro contará com a presença da reitora, Marta Favaro, e terá uma apresentação do Bloco Pé Vermelho, formado por baterias de atléticas da UEL. A atividade está programada para dois horários, às 11h e às 19h30. À noite, está prevista, também, uma fala de um estudante indígena, além da presença de outros alunos indígenas da universidade.

Já no Hospital Universitário (HU) e no CCS, os ingressantes e estudantes regulares se reunirão na segunda (7), às 8h, no Anfiteatro do HU. A atividade de boas-vindas vai contar com a presença da reitora da UEL, da diretora do CCS, Andrea Name Colado Simão, e dos coordenadores de colegiado dos seis cursos (Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição).

A programação de cada um dos 52 cursos de graduação pode ser conferida no SER UEL 2023, o site da semana de recepção. Nele, o estudante terá acesso a mensagens de boas-vindas da administração da UEL – Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), diretores de Centro de Estudos e chefias de Colegiado de Curso -, além da programação do seu curso.

Confirmação de matrícula

Como lembra a pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Tucci de Carvalho, os estudantes iniciantes têm até dia 11 de agosto, sexta-feira, para confirmar a matrícula em seus cursos. A ação é obrigatória deve ser feita até às 23h59, no Portal do Estudante, conforme as orientações presentes no manual. Quem não confirmar a matrícula, perde a vaga no curso.

#EuRespeito

A campanha “Antes de Tudo #EuRespeito” chega à sua 5ª edição, reforçando valores institucionais de acolhimento e não violência aos ingressantes da UEL. De acordo com Ana Márcia, a campanha busca aliar a formação técnica de qualidade oferecida pela Universidade a valores humanos, de convivência e de respeito no ambiente acadêmico. 

Estudantes interessados em fazer uma estampa da campanha “Antes de Tudo #EuRespeito” podem procurar o Departamento de Design Gráfico (Ceca), na Sala 666. Lá, os interessados poderão ter camisetas estampadas com o logo da campanha gratuitamente. As camisetas podem ser novas ou usadas, de cor clara e malha lisa.

As peças devem ser entregues nos dias 7 e 8 de agosto, e retiradas nos dias 10 e 11, das 8h20 às 12h, e das 14h às 17h. Para os estudantes do período noturno, a entrega das camisetas poderá ser feita para o professor representante do colegiado do curso, que fará a entrega posteriormente. A ação do Departamento de Design Gráfico conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e da Prograd.

Prêmio Boas Práticas

O início do ano letivo marca também mais uma edição do Prêmio Boas Práticas. Idealizado em 2014, a “competição” é, na verdade, uma forma de engajar o estudante na realização de ações solidárias. Ao fim, os alunos recebem certificados de participação, além da sensação do bem-estar em ajudar aqueles que mais precisam.

Segundo o servidor Fabiano Ferrari Ribeiro, responsável pela programação da SER, a UEL acumula uma extensa lista de boas práticas de recepção, que vão de ações em asilos a doações de ração e outros materiais para animais de ONGs da cidade. Ele conta que o curso de Educação Física (Bacharelado) realizou, no último ano, a entrega de lápis de cor, giz de cera, livros para pintura e leitura para crianças internadas no Hospital do Câncer de Londrina. Já os ingressantes de Química, por outro lado, fizeram a doação de ração para gatos e cachorros da Associação Defensora dos Animais de Londrina (ADA). Outro grupo, da Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, apostou na arrecadação de fraldas geriátricas para o Lar São Vicente de Paula, de Londrina. (Fonte: Agência UEL)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui