Início Cidade e Região Deputada londrinense é expulsa do PTB por levar microfone da Globo para...

Deputada londrinense é expulsa do PTB por levar microfone da Globo para reunião

1606
0
COMPARTILHAR

A deputada federal londrinense Luiza Canziani foi expulsa do PTB nesta quinta-feira (17), por levar para uma reunião Comissão de Homeschooling (ensino domiciliar) um equipamento da Rede Globo de Televisão, que faz oposição explícita ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O anúncio foi feito pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, da base aliada do governo. Luiza portava (foto) um microfone wi-fi, enquanto uma equipe da emissora de TV Globo estaria próxima ao local do encontro – a portas fechadas.

“Gravar reunião com Ministro, atendendo à Globolixo foi um papelão”, disse Jefferson em um post no Twitter.

A jovem deputada, filha do ex-presidente estadual do PTB, Alex Canziani (sem partido), divulgou nota sobre o episódio, negando a acusação, antes mesmo do anúncio da sua expulsão.

Sou Deputada Federal, não menina de recados

Leia a nota, na íntegra:

“Não gravei e nem gravaria reunião alguma sem qualquer tipo de permissão! Quem me acompanha sabe que tenho uma trajetória de muito respeito aos meus colegas. Sou do diálogo e as minhas coisas são feitas sempre às claras. O “Profissão Repórter” está me acompanhando para um programa especial sobre a regulamentação do homeschooling. Por isso, o microfone tem ficado comigo ao longo dos dias. O Secretário Executivo do MEC foi avisado previamente (e ele testemunhou isso na reunião, explicando que eu não estava gravando, em minha defesa). Não sei a quem interessa essa cortina de fumaça, mas peço que respeite a minha história. Sou Deputada Federal, não menina de recados. E eu lamento profundamente ser acusada de maneira tão injusta. Mas sigo com a minha consciência absolutamente tranquila e trabalhando pelo melhor pela democracia brasileira.”

Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC), que também estava presente à reunião, deu sua versão sobre a ocorrência ao site governista “Terça Livre”:

“Fui alertado sobre essa questão, eu mesmo verifiquei com meus olhos que ela realmente estava, inclusive aparecendo uma parte do suporte. Interpelei-a publicamente, porque na mesa estavam cerca de doze deputados mais o ministro da Educação. Perguntei se ela estava com algum aparelho de transmissão de maneira muito educada”, disse Eduardo. “Em resposta, Canziani tentou alegar que ‘não era nada demais’, que somente estava utilizando aquilo porque estava sendo acompanhada por uma equipe de televisão havia duas semanas”, relatou Eduardo, que questionou ainda para qual emissora era esse programa. “Para a Rede Globo, o programa Profissão Repórter”, teria respondido Luíza, segundo relato do deputado e filho do presidente da República.

“Imediatamente aconselhei o ministro da Educação para que encerrasse a reunião e que era inadmissível aquele tipo de postura, um absurdo. Porque não pode uma pessoa, a essa altura do campeonato, querer que eu confie na Globo, confiar que não esteja transmitindo”, acrescentou Eduardo Bolsonaro.

“Um deputado que está em uma reunião com outros deputados e com ministros não pode levar esse tipo de equipamento, da Globo, ainda por cima. Lembrando que o Daniel Silveira [dep. federal do PSL], que tem três processos de ética, um deles é por conta daquela reunião com o PSL que foi gravada e vazada, e ele está sendo acusado disso. Se o Conselho de Ética for ter uma isonomia, terá que analisar esse caso também, porque ela não pode ficar gravando os outros deputados e o ministro”, completou o parlamentar. 

“Vamos esperar o que sairá no Profissão Repórter. Os outros deputados ficarão com a pulga atrás da orelha quando forem falar com uma relatora que grava reuniões sem avisar, reuniões para a Rede Globo”, concluiu o deputado Bolsonaro.

 A reunião sobre o ensino domiciliar teria sido tensa principalmente porque Luiza, relatora do projeto que visa à regulamentação do tema, defende posições antagônicas a propostas do governo federal.

Contra ou a favor?

Entenda o Homeschooling, que é permitido em países como Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, Austrália, França, Noruega, Portugal, Rússia, Itália e Nova Zelândia e proibido em países como a Alemanha e a Suécia.

https://www.politize.com.br/educacao-domiciliar-o-homeschooling-deve-ser-permitido-no-brasil/

(Foto: reprodução Internet – Título e texto atualizados às 18h45)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui