Início Cidade e Região Saúde inicia nova pesquisa sobre infestação de Aedes em Londrina

Saúde inicia nova pesquisa sobre infestação de Aedes em Londrina

1534
0
COMPARTILHAR

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (15) novo levantamento de campo para o terceiro LIRAa de 2019 em Londrina. O trabalho deve prosseguir até sábado (20). Depois, é feita a análise dos dados obtidos, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 1º de agosto.

No decorrer das primeiras 28 semanas de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde registrou, segundo boletim oficial, 1.845 casos positivos de dengue em Londrina. Há três semanas, foram registradas 270 notificações e, em seguida, 99 registros, confirmando a tendência de queda no índice de casos em investigação. A mudança se deve por conta das baixas temperaturas em julho, somadas à atuação intensificada dos agentes de endemias nas localidades com casos confirmados.

De um total de 12.393 notificações de dengue no município, foram descartados 5.156 casos, com resultado negativo em exames. E outros 5.599 pacientes aguardam o resultado dos testes laboratoriais, que são analisados em Curitiba no Laboratório Central (LACEN).

Em entrevista coletiva, a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, citou que as notificações da dengue tiveram queda substancial, fechando em 99 casos suspeitos na semana anterior, e com estimativa de outros 60 para esta semana. “As notificações vêm caindo, e não só pela chegada do frio, mas também graças às atividades desenvolvidas pela Saúde. Estamos fazendo uma ação mais efetiva nos pontos onde identificamos a confirmação da dengue, pelo teste de triagem NS1, e que também tenha concentração de casos de suspeitos. Quando isso ocorre, mobilizamos a equipe de agentes para a localidade e fazemos um pente fino, removendo todos os focos, inclusive os não usuais, para se chegar a essa medida de, efetivamente, diminuir a circulação do mosquito, o que é comprovado pela redução ou total ausência de novas notificações após certo período”, revelou.

Foto: Gustavo Tacaki/Saúde

De acordo com Sônia, as últimas localidades onde foi necessário fazer esse acompanhamento intensivo são os bairros Santa Fé e Marabá.

LIRAa – Dentro do objetivo de diminuir a circulação do vírus da dengue, e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor, terá início nesta segunda-feira (15) o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Todos os agentes de Endemias percorrerão cerca de cinco mil imóveis de Londrina, incluindo comércios, residências e terrenos baldios.

“De segunda-feira (15) a sábado (20), vamos iniciar o novo levantamento do índice amostral, para que possamos saber qual o índice de infestação, e quais são os depósitos predominantes, se são recipientes dentro das casas, como vasos de flor e plantas. Nossa expectativa é que o índice de infestação caia para a faixa de 3% a 4%”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde.

Sônia explicou que, mesmo com diversas ações de combate ao Aedes, como aplicação do veneno por meio dos carros, o fumacê, limpeza de áreas públicas e diversas outras iniciativas realizadas no primeiro semestre, sem a adesão da comunidade nesse intuito não haverá melhora na eliminação dos focos do Aedes. “Segundo o último índice de infestação predial, que foi de 5,3%, não creio em uma diminuição muito maior, pois a maioria dos focos está dentro das casas. E, mesmo com a ausência de chuvas ou outras situações, os moradores continuam mantendo objetos com água, o que propicia que ainda encontremos focos dentro das residências”, destacou. (Fonte: Prefeitura/Ncom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui