Início Cidade e Região Congresso celebra os 40 anos do curso de Fisioterapia da UEL

Congresso celebra os 40 anos do curso de Fisioterapia da UEL

1871
0
COMPARTILHAR

Um grande evento – o Congresso de Fisioterapia da UEL 40 Anos – vai abordar, debater e comemorar os 40 anos do curso de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Será nos próximos dias 26 e 27 deste mês, no espaço de eventos do Aurora Shopping Center, na Gleba Palhano. O evento comemora também os 20 anos de Residência em Fisioterapia e os 10 anos de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Ciências da Reabilitação UEL/Unopar.

Ineditismos marcam a implantação dos cursos de graduação e de pós-graduação de Fisioterapia da UEL e da Residência em Fisioterapia. A da graduação foi primeira do Paraná e segunda do Sul do Brasil; na Residência, a UEL foi a primeira no Brasil a implantar a novidade; e em pós-graduação (mestrado e doutorado) foi implantado um programa inédito de associação entre universidade pública e privada (UEL e Unopar).

Trajetória – O interesse público pelo curso de graduação da UEL ficou evidente já no primeiro vestibular, realizado em julho de 1979, quando foram oferecidas 30 vagas, registrando 11,63 candidatos por vaga. Nesses 40 anos, foram formados 1.810 profissionais.

Professores e alunos de graduação e de pós-graduação desenvolvem atividades assistenciais principalmente no Hospital Universitário da UEL e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brasil. Em 2018 foram realizados 18.842 atendimentos ambulatoriais e 96.887 procedimentos de fisioterapia a pacientes internados no HU e 4.278 atendimentos na UBS da Vila Brasil, no Estágio Supervisionado de Fisioterapia na Saúde Coletiva.

Em 20 anos de residência, cerca de 180 profissionais concluíram as especializações em cinco residências (Fisioterapia Pulmonar, Fisioterapia Neuro Funcional, Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional e Esportiva, fisioterapia em Pediatria e Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia Funcional), além da participação na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Só no programa de Pós-graduação, foram formados cerca de 160 profissionais.

Confira a programação do Congresso Fisioterapia UEL 40 Anos:

26/9 – Quinta-feira

19h30 às 20h45: Abertura.

20h45 às 21h30: Mesa-redonda

O curso de Fisioterapia da UEL: história, evolução e desafios Laryssa Bellinetti (Londrina-PR), Maria Antônia da Fonseca (Curitiba-PR), Vanessa Probst (Londrina-PR)

27/9 (Sexta-feira).

8h30 às 9h15: Palestra.

O método Pilates no tratamento da incontinência urinária – Juliana C. Frare (Cascavel-PR).

9h15 às 10h15: Mesa-redonda.

A importância da participação em atividades extracurriculares na formação profissional

Andrea Morita (Londrina-PR), Jonas Pires (Londrina-PR), Rafael Barreto de Mesquita (Fortaleza-CE) , Rogério José de Souza (Londrina-PR).

10h15 às 11h10: Apresentação dos Painéis (Temas livres) e Coffee Bbreak.

11h10 às 12h: Mesa-redonda

Como ser um empreendedor em Fisioterapia?

Cesar A. Parreira (Londrina-PR), Luiz Gustavo Ghion (São Paulo-SP), Marcelo Y. Doi (Londrina-PR).

13h30 às 14h: Palestra.

Ondas de choque na Reabilitação.

Juliana Franco Adala (Campinas-SP).

14h às 15h: Roda de Conversa.

O papel da residência em Fisioterapia na inserção no mercado de trabalho

Alexandre Salomão (São Paulo SP), Heloísa F. Tsukamoto (Londrina-PR), Elaine Paulin Ferrazeane (Florianópolis-SC), Flávia Guilherme Gonçalves (Londrina-PR) e Leonardo Shigaki (Rio de Janeiro-RJ).

15h às 16h: Apresentação dos painéis (temas livres).

16h às 16h30: Coffee Break

16h30 às 17h15: Mesa-Redonda.

Cursar mestrado e doutorado é relevante para a assistência?

Ada C. Gastaldi (Ribeirão Preto-SP), Marlus Karsten (Florianópolis-SC) Michele D. Moreira (Londrina-PR), Paola Janeiro Valenciano (Londrina-PR) Thaís Sant’Anna (Manaus-AM).

17h15 às 18h: A atuação da fisioterapia em eventos esportivos.

Christiane de Souza Guerino Macedo (Londrina-PR).

18h00 às 18h30: As bases teóricas da Reeducação Postural Global Oldack Borges de Barros

18h30: Premiação dos trabalhos e encerramento do evento

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui