Início Cultura Sesi Londrina encerra neste sábado a exposição “Invasão, Praças”

Sesi Londrina encerra neste sábado a exposição “Invasão, Praças”

1779
0
COMPARTILHAR

O Sesi Cultura em Londrina encerra neste sábado, 28 de setembro, a  Exposição “Invasão, Praças” – trazendo uma caça ao tesouro nas áreas de preservação ambiental da cidade de Londrina. Um dos objetivos é estimular o público a aprender sobre a arquitetura e o urbanismo local.

Chico Santos tenciona criar relações afetivas com o espaço urbano. São mapas pela cidade para encontrar (ganhar) a escultura, o artista oferece orientações para que as pessoas cheguem até o local onde expõe uma escultura maior, composta por prédios guardados em uma cúpula. Trata-se da gênese das “esculturinhas” que serão encontradas por Londrina.

Dessa forma, o artista amplia o espaço de relação das obras de arte com seu público e a cidade em que as expõe. O link entre as esculturas de Chico com o espaço de exposição são herança, guardadas as proporções, das práticas ambientais da arte iniciadas nos anos de 1960, quando emergiram artistas como Christo e Jeanne Claude e Robert Smithson.

Na galeria de exposições, próximo à escultura na cúpula, três grandes telas estão dispostas nas paredes. Em cada uma delas, o branco, o verde musgo e o terracota brincam com cores encontradas na natureza, mas os pigmentos que as tingem são industrializados, sintéticos.

Na trama desses tecidos, Chico expressa três cidades paranaenses: Londrina, Curitiba e Pato Branco. Essas tramas, porém, são percebidas apenas na aproximação com as pinturas, pois seu desenho apresenta pouco contraste com as cores predominantes nas telas.

Sobre o desenho desses mapas, com as mesmas cores das pinturas, o artista borda pequenas áreas que representam o que resta de mata nas três cidades. Entre cores, representações do espaço natural e sua relação com o espaço construído, as pinturas elaboram a discussão da preservação ambiental. Ou sua falta.

A divergência das cores da natureza, elaboradas de forma sintética, bem como a ausência de contraste de cores na própria pintura, também é sintoma daquilo que desaparece com o crescimento urbano. A pintura é, por si só, um “apagamento”.

SERVIÇO

SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA:

Exposição “Invasão, Praças”

Data: 1º a 28 de setembro
Hora: de terça a sábado das 13h às 20h
Classificação: livre
Valor:  gratuito
Local: Centro Cultural Sesi/AML | Londrina
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui