Início Cidade e Região Feriado de finados deve levar 120 mil a cemitérios em Londrina

Feriado de finados deve levar 120 mil a cemitérios em Londrina

1630
0
COMPARTILHAR

Os 13 cemitérios municipais de Londrina esperam receber a visitação de 120 mil pessoas durante o feriado de Finados nesta sexta-feira, 2 de novembro. Para as visitas ocorrerem sem transtornos, a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) orienta a população sobre o que é permitido levar nos cemitérios e divulga os horários das missas neste dia.

Durante o feriado, os cemitérios municipais estarão abertos das 8 às 18 horas e o trânsito no entorno será organizado pelos agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Para melhor atender a comunidade, nesta data haverá servidores da Acesf informando a população sobre a localização de jazigos, tirando dúvidas e dando outras orientações.

De acordo com o superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, este é o feriado de maior movimentação nos cemitérios municipais de Londrina. Segundo ele, apesar da grande recepção de público, a expectativa é que tudo transcorra com tranquilidade. “Os espaços foram lavados para receber a população e os servidores estarão à disposição para auxiliar a comunidade no que for necessário”, ressaltou.

A Acesf informa que é proibida a entrada de flores artificiais, embalagens plásticas de flores e velas e outros objetos que podem acumular água, de acordo com a Resolução nº 1/2011. As flores naturais estão permitidas, desde que sem a embalagem plástica. O objetivo da medida é combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, pois estes objetos podem facilitar o acúmulo de água, podendo se tornar criadouros para o mosquito.

O combate ao Aedes conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que inseriu faixas sobre o assunto nos cemitérios, além de cartazes sobre cuidados com escorpiões. A Acesf solicita ainda que a população não descarte o lixo nos corredores dos cemitérios, pois haverá diversas lixeiras espalhadas, para o descarte correto.

As obras de construção nos cemitérios, bem como pinturas e outros serviços estão proibidos e poderão ser retomados apenas a partir do dia 5 de novembro. Os prazos são estabelecidos no Artigo 338 do Código de Posturas do Município de Londrina – Lei nº 11.468 de 29/12/2011.

Horário de missas católicas nos cemitérios municipais, no feriado de Finados:

9h00

Cemitério São Pedro – Arcebispo Dom Geremias Steinmetz e Padre Evandro Delfino;
Cemitério João XXIII – Padre Gedeão Maia;
Cemitério Padre Anchieta – Padre Claudio Marinoni;
Cemitério São Paulo – Padre Carlos Shimura;
Cemitério Jardim da Saudade – Padre Emerson José da Silva.

Culto Religioso da Igreja Missionária Shalom

11h00
Cemitério São Pedro – Pastor Carlos Alexandre de Oliveira

Cemitérios particulares:
Cemitério Parque das Allamandas – 10 horas – Padre Josenildo Dias Pires.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui