Início Cidade e Região Via Rural mostra força da integração do campo na ExpoLondrina

Via Rural mostra força da integração do campo na ExpoLondrina

2194
0
COMPARTILHAR

A Via Rural chega à 24ª edição e será aberta ao público, nesta sexta-feira (dia 5), durante a abertura oficial da 59ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que será realizada até 14 de abril, no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

A Via Rural, também conhecida como Fazendinha, é um programa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e Sociedade Rural do Paraná (SRP). A coordenação e a realização das atividades são do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Cristianne Cordeiro Nascimento, destaca a multiplicidade das áreas envolvidas. “Vão desde as ciências agrárias e biológicas, com projetos que orientam os agricultores sobre preservação do solo, até espaços de saúde, realizando coletas de sangue, entre outras atividades”. Cristianne ressalta, também, que a Via Rural aumenta a visibilidade dos projetos acadêmicos.

A Via Rural é um conjunto de métodos e de técnicas de extensão rural que promovem a difusão de tecnologias para o campo, na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. Criado em 1995, a Via Rural ocupa 11 mil m² no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina, Norte do Paraná.

Desenvolvimento sustentável, qualidade na produção de leite, preservação ambiental e empreendedorismo são algumas das atividades que estarão presentes no cronograma da Via Rural 2019. A integração entre as instituições envolvidas no evento busca trazer informações que possam auxiliar na qualidade de vida da população, além de projetos, palestras e tecnologia visando contribuir com novas possibilidades ao produtor rural.

Números da Via Rural

A Via Rural 2019 traz unidades didáticas expositivas e conta com eventos como seminários, encontros e oficinas técnicas. Cerca de 50 professores e 70 estudantes da Universidade Estadual de Londrina participam da edição desse ano.

Estão programadas 200 excursões municipais com integrantes da agricultura familiar, 11 eventos técnicos e 56 oficinas, além de 39 unidades didáticas e espaços para o desenvolvimento de projetos e pesquisas voltados para áreas como turismo rural, produção de grãos com baixo impacto ambiental, apicultura, cafeicultura, fruticultura, avicultura de corte, entre outras.

A expectativa é que as atividades reúnam cerca de 10 mil pessoas. São esperados mais de 20 mil visitantes de escolas, grupos e projetos sociais da Região Metropolitana de Londrina.

A professora Cristianne Cordeiro Nascimento afirma que técnicos e professores estão atuando, hoje à tarde, para finalizar os preparativos para recepcionar o público a partir de amanha, quando a ExpoLondrina estará aberta para visitação.

(Texto produzido pelos alunos Fernanda Tavela, João Gabriel Mariucci e Manu Soares, do 4º período de Jornalismo da UEL, em projeto de Assessoria de Imprensa para a Via Rural, sob a supervisão do professor Reinaldo César Zanardi)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui