Início Cultura Teatro Zaqueu de Melo e Biblioteca serão reformados

Teatro Zaqueu de Melo e Biblioteca serão reformados

542
0
COMPARTILHAR
????????????????????????????????????

O prédio do Teatro Zaqueu de Melo, onde está instalada também a Biblioteca Pública de Londrina, vai ser reformado.  O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, assinaram a ordem de serviço para as obras de melhorias do prédio público  localizado na Avenida Rio de Janeiro, 413, centro da cidade.

No local, serão feitas obras emergenciais, visto que o espaço não recebe reformas há cerca de 20 anos. Por isso, será preciso fazer a troca do telhado para que parem as infiltrações, também haverá substituição das calhas de água da chuva, pois as colocadas atualmente não resistem a grande volume de água.

Além disso, toda a fachada externa da Biblioteca e do Teatro será pintada e será feita a troca das pedras de pequeno pavimento, conhecidas como petit-pavê das calçadas. Isso porque, muitas se soltaram com o passar do tempo e hoje acumulam-se buracos no entorno do prédio público. A Prefeitura também adequará o local com as novas normas de acessibilidade e tudo será feito mantendo-se o padrão histórico das calçadas e da estrutura do prédio, seguindo os padrões legais e técnicos vigentes no momento.

Segundo o prefeito, essa reforma faz parte da primeira etapa de melhorias que o Teatro e a Biblioteca receberão e estão dentro do planejamento de revitalização de todas as regiões da cidade, inclusiva da área central. “Essa obra é de fundamental importância para resgatar e valorizar a história de Londrina dentro de um processo de revitalização de toda região central, com a biblioteca, o teatro, a Praça Rocha Pombo, Praça da Bandeira, Concha Acústica e do Bosque Central, que está em projeto”, disse.

Durante os serviços, não será necessário o fechamento da sede da Biblioteca e os trabalhadores devem iniciá-los logo após a assinatura da ordem de serviço. A estimativa é que esse trabalho leve 120 dias, ou seja, cerca de 4 meses para ser finalizado. “Terá uma segunda etapa de obras, porque o prédio está há bastante tempo sem intervenção. Mas é importante ressaltar, que precisamos recuperar os investimentos de manutenção dos espaços municipais, pois se eles fossem feitos anualmente, não teríamos que dizer que passaram-se tantas anos e que não houve reforma”, explicou o secretário de Cultura.

A empresa responsável pela execução das obras é a Da Crus Alves-ME, de Jandaia do Sul, que venceu a Tomada de Preços nº 0009/2018. Ela receberá R$ 323.965,48 para executar o serviço.

De acordo com Cesaro, em uma segunda etapa, será reformada a estrutura do Teatro Zaqueu de Melo, com o revestimento de poltronas, adequações às normas de segurança, colocação de materiais antichamas, saídas de emergência, inclusão de elevador para garantir a acessibilidade, entre outras. A estimativa é que sejam necessários R$ 2 milhões para essa obra. (Fonte: Prefeitura/Ncom)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui