Início Especias Nutricionista dá dicas de como montar uma lancheira saudável

Nutricionista dá dicas de como montar uma lancheira saudável

3958
0
COMPARTILHAR

Da Redação

 

Refrigerantes, chocolate, biscoito, salgadinhos, são as guloseimas que crianças adoram, e que muitos pais colocam na lancheira de seus filhos, quando optam por lanches mais práticos. Mas, apesar desses alimentos serem os preferidos, não são ideais para uma alimentação saudável, o que pode colocar em risco a saúde das crianças ao longo dos anos.

E é na idade escolar que elas aprendem os hábitos alimentares que carregarão até a vida adulta. “Alimentos consumidos em excesso ou a ausência na dieta podem prejudicar a saúde, causando carências nutricionais o que pode influenciar no crescimento e desenvolvimento da criança”, afirma a nutricionista do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), Maria Inez Fuentes.

Existem vários alimentos que, segundo a nutricionista, uma lancheira saudável deve conter. Frutas e líquidos – como suco, vitamina de frutas, iogurte e água são ideais. Deve-se evitar ao máximo o consumo de açúcar e gordura. O cardápio deve ser individualizado, baseado nas necessidades energéticas individuais, considerando as preferências e hábitos alimentares de cada uma delas. “Se a criança não está acima do peso pode ser ofertado de vez em quando um achocolatado”, comenta Maria Inez.

Diversificar o lanche é sempre muito importante para que a criança não enjoe e fique desestimulada aos hábitos saudáveis. As crianças gostam muito de alimentos com formatos diferentes. “Preparar sanduíches com caretas, biscoitos caseiros com formatos lúdicos é uma forma divertida para estimular o hábito saudável”, destaca Maria Inez.

Para a nutricionista, a ajuda dos pais no preparo da lancheira estimula a alimentação saudável dos filho. Levá-lo ao supermercado, ensiná-lo nas escolhas de alimentos e contar com a ajuda dele para preparar o lanche pode ser um estímulo. “Esse hábito incentiva o apetite infantil, além de aproximar a criança de alimentos novos e saudáveis”, afirma a nutricionista.

Cinco sugestões

Para facilitar ainda mais a vida dos pais, a nutricionista preparou cinco opções de lancheiras:

Opção 1: Vitamina com cereal infantil pronta para consumo + bolo caseiro + maçã

Opção 2: Suco de laranja in natura + sanduíche integral com peito de peru + morangos

Opção 3: Suco a base de soja pronto para consumo + pão integral com patê de ricota e cenoura + uva

Opção 4: Iogurte líquido + biscoito simples + banana

Opção 5: Suco de pêssego + biscoito caseiro + uva

(Com informações da assessoria de imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui