Início Cultura Exposição em Londrina mostra vida e obra de Paulo Leminski

Exposição em Londrina mostra vida e obra de Paulo Leminski

188
0
COMPARTILHAR

Após passar por Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá, a exposição Múltiplo Leminski chega a Londrina. A mostra, aberta na sexta-feira (15), no Museu Histórico de Londrina/UEL, é resultado de anos de pesquisa e catalogação de todo legado deixado pelo poeta paranaense Paulo Leminski (1944-1989).

Composta por mais de mil objetos pessoais que vão de poesias rascunhadas em guardanapos, quadros, a coleção de dicionários, a exposição é dividida em diversos espaços cênicos e instalações que pretendem revelar a multiplicidade do artista, que acumulava diversas funções como músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário.

A exposição é dividida em nichos que apresentam as diversas linguagens e áreas que Leminski atuava: painéis, fotos, vitrines, espaços cênicos, vídeos, discos, poesias escritas em guardanapos, reproduções de grafites, histórias em quadrinhos, porta-retrato digital e sonorização do ambiente.

O escritor curitibano apresenta uma produção extensa, plural e absolutamente relevante para a cultura brasileira, que abrange não só a literatura – arte que experimentou profundamente – mas outras inúmeras linguagens artísticas. A proposta da mostra é justamente revelar as facetas desse multiartista, abrangendo todas as suas áreas de atuação.

Projeto

A Exposição Múltiplo Leminski tem a curadoria de Alice Ruiz, Estrela Ruiz Leminski e Aurea Leminski. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina e da Prefeitura de Londrina.

(Com imformações da Agência UEL – Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui