Início Cultura Economia Solidária lança a coleção de Páscoa

Economia Solidária lança a coleção de Páscoa

361
0
COMPARTILHAR

Oferecendo aos londrinenses uma vasta série de produtos, que serão comercializados durante todo o mês de março, o Programa Municipal de Economia Solidária fez o lançamento de sua coleção de Páscoa nesta quarta-feira (13). O evento teve início às 9h, no Centro Público de Economia Solidária Sandra Nishimura, localizado na avenida Rio de Janeiro, 1.278, Centro.

A programação de lançamento incluiu ação cultural e exibição de documentário, serviços, exposição e venda de produtos de decoração e itens de artesanato em geral, degustação e venda de chocolates, ovos de páscoa, ovos de colher, bombons e trufas. Outras opções disponíveis são brinquedos, bonecos, acessórios, semijoias, lembranças e kits para presentes.

Foto: Vivian Honorato / Arquivo N.Com

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, esteve presente à abertura do lançamento, juntamente com outras autoridades locais, representantes de entidades da sociedade civil e servidores municipais. Cerca de 20 grupos atendidos pelo programa municipal participaram do lançamento de Páscoa, sendo que mais de 30 grupos, ao todo, comercializarão produtos diversos nesse período do ano, incluindo artesanato e costura, alimentos, prestação de serviços e agricultura.

Durante todo o mês de março, o Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura e a Casa Café e Arte terão empreendimentos comercializando a linha de produtos de Páscoa diariamente (ver programação completa ao final).

Aos sábados, o Espaço Araucária – Inclusão e Arte fará a venda dos produtos de agricultura familiar das camponesas do Eli Vive, das 10h às 13h, por meio dos pedidos das sacolas camponesas. Trata-se de mais uma opção ao consumidor solidário interessado em fazer suas encomendas. É possível acompanhar mais informações na página Ecosol Londrina no Instagram.

Em períodos comemorativos como Páscoa, Dia das Mães e Natal há um incremento considerável nas vendas inseridas nessa política pública municipal em Londrina, chegando a aumentar em quase 50%, pelo menos, o quantitativo das vendas mensais regulares nos outros meses do ano. Em março de 2023, por exemplo, as vendas no mês de lançamento de páscoa representaram aumento de 42% em relação à media mensal do ano. Em abril do mesmo ano, além das vendas no Centro Público de Economia Solidária, houve também ações de almoços especiais. Isto representou um aumento de 142% na média mensal.

Secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali. Foto: Emerson Dias / N.Com

Segundo Jacqueline Micali, a Páscoa é uma época que amplia e impulsiona a divulgação e vendas dos trabalhadores da Economia Solidária, valorizando mais suas produções. “As semanas que marcam esse período trazem ganhos maiores aos grupos solidários, principalmente os de alimentação que comercializam chocolates, ovos de Páscoa, outros doces e itens. O lançamento e as vendas fixas em março evidenciam as ações do programa em Londrina, que vem sendo fortalecido e aprimorado ao longo dos últimos anos pela Prefeitura. Este evento de amanhã e as atividades na Páscoa permitem um conjunto que envolve incremento de renda e oportunidades”, comentou.

Nesse sentido, segundo Micali, a Secretaria de Assistência Social investe em políticas que abre portas e cria condições de trabalho, proporcionando às pessoas inseridas terem autonomia e serem protagonistas de sua história. “Por meio do trabalho produtivo desses empreendimentos, o público poderá comprar produtos de qualidade, a preço justo, fazer encomendas, viabilizar presentes de páscoa e ajudar a divulgar as ações. Também aproveitamos o evento para comemorar o Dia da Mulher, outra marca importante de março”, completou.

Toda a renda obtida através da comercialização dos produtos é revertida 100% para os artesãos que integram os grupos solidários. O Programa Municipal de Economia Solidária é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do seu Projeto de Inclusão Produtiva, em parceria com a Cáritas de Londrina.

Documentário e palestra – Após a solenidade de abertura, às 9h, o evento de lançamento da linha de Páscoa 2024 terá um momento cultural com a exibição do documentário “Kré hyg hán” – Fazendo balaio” (2018), dirigido por Rosana Nirygtánh dos Santos.

A produção possui 12 minutos de duração e faz parte do projeto “Memória e Cultura Kaingang na Cidade de Londrina”, recém-aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) para desenvolver ações durante 2024. A iniciativa foi proposta pela estudante Débora Eulália, uma das representantes do Coletivo CMCK (Coletivo de Memória e Cultura Kaingang). O CMCK é constituido por estudantes da etnia Kaingang, residentes da Terra Indígena do Apucaraninha, a 80km de Londrina. A intenção de apresentar o documentário no Centro Público de Economia Solidária é conversar com os presentes, levando em conta os muitos artesãos que formam os grupos da Economia Solidária.

Esta apresentação não compõe as atividades do projeto do Promic, sendo uma exibição extra para falar sobre o projeto, mas não parte da programação oficial deste em si.

Depois, à tarde, a partir das 13h, haverá a palestra “O poder das mulheres na sociedade”, conduzida por Silvana Mariana, professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Economia Solidária – A coordenadora da equipe que desenvolve o projeto de Inclusão Produtiva da Economia Solidária, Soraya Garcia, informou que atualmente são 65 grupos/empreendimentos formando o corpo do programa em Londrina. Este programa conta com seis eixos diferentes de trabalho, totalizando 65 empreendimentos, incluindo os ramos de alimentação, coleta seletiva, artesanato, costura, prestação de serviços e agricultura familiar.

A equipe gestora do projeto apoia os grupos em cinco eixos metodológicos. “Temos o segmento de divulgação e trabalho de identificação do público potencial; a área de atendimento e assessoramento das pessoas inseridas no programa; o eixo de fomento que possibilita investimento social solidário aos empreendimentos cadastrados; o trabalho de fortalecimento da comercialização, pensando sempre em novas formas de venda; e ainda a atuação de proteção social, onde são identificadas situações de desproteção ou violação de direitos, sendo feitas as intervenções necessárias”, detalhou Garcia.

Todas as iniciativas são acompanhadas pela Cáritas Arquidiocesana de Londrina, que possui parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) para a execução do Projeto de Educação Socioprofissional e Promoção da Inclusão Produtiva – Modalidade II: Fortalecimento de Iniciativas Coletivas de Geração de Trabalho e Renda. Os projetos se constituem numa ação complementar aos serviços prestados pela Assistência Social, de acordo com o artigo 25 da Lei nº 8.742/93 – Lei Orgânica da Assistência Social.

Locais e programação de março:

  • Centro Público de Economia Solidária Sandra Regina Nishimura

Rua Rio de Janeiro, 1.278, Centro – Telefone (43) 3378-0577

De segunda a sexta, das 9h às 17h

Itens a serem comercializados: artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de trabalhos manuais de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, artigos pet, jogos interativos em madeira e bonecos artesanais, itens religiosos, bolsas e acessórios, souvenirs e kits para presentes.

Alimentação: Artigos de chocolate, ovos de páscoa, bombons, trufas, bolos e pães.

  • Casa da Economia Solidária Café e Arte

Rua Prof. João Cândido, Praça 7 de setembro – Centro

Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h

Itens a serem comercializados: artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de trabalhos manuais de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis e jogos interativos em madeira.

  • Feira da Economia Solidária

Calçadão de Londrina: Avenida Paraná, em frente ao Banco do Brasil

Dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de Março, às sextas das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h

Itens a serem comercializados: artesanatos de cama, mesa e banho, peças únicas de trabalhos manuais de itens domésticos e decoração de interiores e exteriores, semijoias, enxoval de bebê, roupas infantis, bolsas personalizadas e artigos decorativos de páscoa.

  • Espaço Araucária – Inclusão e Arte

Rua Guararapes, 331 – Jardim Higienópolis

Aberto aos sábados, das 10h às 13h

Retirada dos pedidos das sacolas camponesas e exposição de itens do artesanato, vestuário e exposição de plantas ornamentais do Dia das Flores.

  • Feira da Cidadania na UEL – Dia 21 (quinta-feira) das 9h às 13h em frente a Biblioteca Central da UEL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui