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Idosos terão novos locais para retirar cartão 65+

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O cartão de ônibus do idoso 65+ poderá ser retirado em dois novos pontos de atendimento em Londrina. Por conta da realização de trabalhos de reforma já previstos no Terminal Urbano Central, esse local ficará sem oferecer o serviço ao público por alguns dias. Para suprir a demanda, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte será agora um novo posto fixo de atendimento e emissão do cartão, a partir de segunda-feira (12). O funcionamento para essa finalidade será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede localizada na rua Luís Brugin, 570, esquina com avenida Saul Elkind.

A exceção, na semana que vem, será o dia 16 de junho, quando não haverá atendimentos no CCI Norte, em razão do feriado municipal de Sagrado Coração de Jesus. Mesmo quando o Terminal Central retomar esse serviço, o CCI Norte permanecerá emitindo o cartão e prestando as orientações aos idosos diariamente.

Outra nova opção de local, essa em caráter provisório, para os londrinenses terem acesso ao Cartão do Idoso será a sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER). Nesse espaço, os atendimentos irão ocorrer, inicialmente, apenas de terça (13) até quinta-feira (15), das 8h às 14h. O endereço da agência do Sine é rua Pernambuco, 162.

E o cartão também continua sendo emitido regularmente, de segunda a sexta-feira na Loja de Créditos da TCGL na rua Quintino Bocaiúva, nº 351, entre 8h e 16h30.

Para a emissão do cartão nesses três pontos da cidade, é necessário fazer o agendamento prévio em qualquer dia da semana pelo portal agendamento.grandelondrina.com.br/sicade. Aqueles idosos e idosas que não possuírem acesso à internet ou tiverem dificuldade em fazer os procedimentos podem fazer o agendamento por telefone ou presencialmente no CCI Norte e sede da Secretaria Municipal do Idoso, recebendo o suporte necessário das equipes responsáveis. Funcionários da TCGL estão trabalhando nos locais de atendimento para a emissão dos cartões. No Terminal Central, enquanto o serviço ficar temporariamente inativo, funcionários irão orientar o público que precisar de suporte a respeito do cartão, indicando os canais de atendimento e pontos de emissão.

O Cartão 65+ permite que as pessoas idosas consigam entrar nos ônibus do transporte coletivo pela porta da frente, passando pela catraca, assim como os outros usuários. Hoje, os idosos embarcam nos coletivos pela porta de trás do veículo, utilizando um documento pessoal com foto. Até o momento, segundo a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), mais de 5 mil cartões 65+ foram emitidos na cidade até agora.

A iniciativa de emissão do Cartão do Idoso foi implantada no dia 10 de maio, sendo uma ação articulada entre a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e as concessionárias TCGL e Londrisul.

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, enfatizou que a SMI dará total apoio e atuará para que os idosos tenham acesso facilitado ao cartão de transporte coletivo 65+, oferecendo os espaços e apoio técnico. “Estamos empenhados em oferecer todas as orientações, inclusive por telefone, aos idosos que não tenham acesso à internet, no caso do agendamento no site, e também nesse esforço em descentralizar esses atendimentos e a própria emissão do Cartão 65+. Londrina tem uma população aproximada de 100 mil idosos, e nessas primeiras semanas de emissão foram fornecidos pouco mais de 5 mil cartões”, disse.

Ramondini lembrou que os idosos e suas famílias podem contar com os serviços da Secretaria para os agendamentos, seja via telefone ou presencialmente. A sede da SMI (rua Anísio Regioli, s/n) não está emitindo o cartão, mas fica sempre à disposição para dar orientações e auxiliar no agendamento, com o telefone (43) 3376-2648 disponível. “Já o CCI Norte atende pelo (43) 3373-0090 e faz também a emissão, agora de maneira contínua. O espaço está preparado o tempo que for necessário para dar esse suporte. Recomendamos o agendamento prévio, porque otimiza o atendimento e reduz o tempo de espera dos idosos na emissão”, concluiu a secretária.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, salientou que a SMTER faz questão de atender a um público tão especial como é a população idosa, em uma ação integrada com órgãos que são parceiros. “Sabemos da importância de ter um ponto central na cidade para fazer esse cadastramento e vamos disponibilizar toda nossa estrutura física, de terça (13) a quinta- feira (15) da próxima semana, das 8h às 14h, para que esses atendimentos sejam feitos. Vamos mobilizar nossa Secretaria para acomodar com segurança e conforto nossos idosos”, ressaltou. (Fonte: Prefeitura/NCom)

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