Início Cultura Museu Histórico recebe “Concerto Barroco”

Museu Histórico recebe “Concerto Barroco”

4044
0
COMPARTILHAR

V Maratona Flauta e Fole realiza duas apresentações seguidas: o Concerto Barroco, no dia 29, e Blues Kids, no dia 30; projeto realiza um circuito de shows, oficinas e cursos que prossegue até março

A Maratona Flauta e Fole é um circuito cultural dividido em três etapas: Aquecimento, Maratona e Imersão Musical, promovendo cursos e oficinas de flauta doce e acordeom, além de realizar apresentações em diversos espaços de Londrina.

No momento, a Maratona está em sua fase de Aquecimento, realizando oficinas e apresentações em escolas públicas, museus, espaços culturais e hospitais. Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, o evento entra na Maratona propriamente dita, com três dias intensivos de aulas e concertos. As inscrições para esta etapa já estão encerradas. Posteriormente, na Imersão, os alunos vão tocar ao lado de músicos renomados, ocupando diferentes palcos de Londrina.

Dentro da proposta de promover diferentes experiências musicais – e de vida – aos alunos, a V Maratona Flauta e Fole realiza o Concerto Barroco no dia 29 de outubro (terça-feira), em quatro sessões: 9hs, 10hs, 14hs e 15hs, no Museu Histórico Pe. Carlos Weiss (R. Benjamin Constant, 900), em Londrina. A entrada é gratuita.

A apresentação vai contar com réplicas de instrumentos históricos e a participação de Daniel Sebrian (guitarra barroca) e Elimar Plínio Machado (viola da gamba). O repertório traz obras barrocas e temas folclóricos do repertório Suzuki.

A intenção é tornar um repertório de grande relevância histórica e profunda beleza estética em algo familiar a crianças em idade escolar, chamando a atenção para um gênero musical diferente do que se ouve no rádio, na tevê e na internet.

Seguindo a tradição barroca, que ditou os rumos para a música ocidental, o concerto será acústico, sem microfones, proporcionando uma experiência diferente de audição.

Dividindo o palco, os alunos aprendem a ouvir e a respeitar o outro. Compartilhar, em uma apresentação coletiva, é fundamental. “É uma oportunidade única na vida das crianças, porque é raro a gente ter esses instrumentos ao vivo, são extremamente importantes para a música barroca”, comenta Daniel Sebrian.

 

SERVIÇO – V MARATONA FLAUTA E FOLE – Concerto Barroco – Dia 29 de outubro, às 9hs, 10hs, 14hs e 15hs no Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900), em Londrina. Entrada gratuita. Participação de Daniel Sebrian (guitarra barroca) e Elimar Plínio Machado (viola da gamba).

BLUES KIDS

Ainda na fase de Aquecimento, a V Maratona Flauta e Fole realiza o show Blues Kids, com Giovana Schmidt dos Santos (voz), Gabriel Schmidt dos Santos (bateria) e Fernando Ishida (teclado), além da participação especial de Kiko Jozzolino (guitarra). A apresentação será realizada no dia 30 de outubro (quarta-feira) em duas sessões: às 9h30 e às 15h30 no Cultural Hall (R. Prof. João Cândido, 1156). A entrada é gratuita.

Giovana e Gabriel são filhos de Luciana Schmidt (coordenadora da Maratona Flauta e Fole) e Miguel Santos (voluntário no projeto), e primos de Fernando Ishida. Fazer música em família, para eles, é parte do cotidiano. Os três têm contato com a música desde a gestação.

O trio já se apresentou ao lado de músicos como Kiko Jozzolino, Sérgio Reze, André Siqueira, Renata Pereira, Helcio Muller, Gabriel Levy, Gustavo de Francisco, Samuca do Acordeom, Nelson Faria, Salomão Soares, Guto Wirtti, Carlos Bala, Fernando Mello, Septeto Reunion, Camerata Café e Caviúna. Sim, eles são novos, mas têm experiência. Já tocaram em teatros, hospitais, museus e escolas.

O projeto Blues Kids surgiu no Festival Blues de Londrina, coordenado por Kiko Jozzolino, que faz uma participação especial na guitarra. O repertório contempla músicas no espectro de influências do blues, incluindo jazz e música brasileira. Recentemente, Giovana e Gabriel participaram do programa Um Café Lá em Casa, de Nelson Faria, disponível no Youtube.

Alunos do Método Suzuki, os Blues Kids mostram como a música pode fortalecer os laços familiares, tornando-se uma prática cotidiana envolta em carinho e companheirismo.

SERVIÇO – V MARATONA FLAUTA E FOLE – BLUES KIDS – Dia 30 de outubro (quarta-feira), às 9h30 e 15h30, no Cultural Hall em Londrina (R. Prof. João Candido, 1156). Entrada gratuita.

 

Os alunos da V Maratona Flauta e Fole vão se apresentar no próximo dia 31 (quinta-feira) nos hospitais Infantil (14h30) e Evangélico (15h15), em Londrina. As apresentações em diferentes espaços ajudam no aprimoramento musical, mas também colocam os alunos diante de diferentes realidades, proporcionando experiências diversas. Neste ano, a Maratona Flauta e Fole já se apresentou na Santa Casa de Londrina e em um evento de Educação Ambiental na Universidade Estadual de Londrina.

AQUECIMENTO

A V Maratona Flauta e Fole, voltada a alunos de flauta doce e acordeom, está na fase de Aquecimento, quando alunos e professores se apresentam por diferentes lugares, como hospitais, escolas e museus. Mas a programação prossegue até março de 2020, incluindo um calendário intenso de atividades que passam por outras duas fases: a Maratona propriamente dita, com três dias seguidos de aulas e apresentações, e a Imersão, quando os alunos levam o que aprenderam aos palcos e compartilham suas experiências com músicos renomados.

Nesta quinta edição, o evento cresceu com uma programação quase incessante, proporcionando aos alunos uma vivência musical diária.

Integrada ao Método Suzuki, a Maratona Flauta e Fole torna a prática musical uma atividade fundamental do dia a dia. É comum ouvir os professores dizerem para “tocar apenas no dia em que se come”. Sim, a arte e o conhecimento são alimentos da vida.

 

O mais importante, porém, é fazer com que o convívio com o instrumento se torne algo tão íntimo quanto a fala. Suzuki, o professor que deu nome ao método, percebeu como os bebês aprendem a falar os idiomas mais complicados pelo convívio. E resolveu aplicar uma estratégia semelhante – com a intimidade e o afeto familiar – para o ensino da música. A educação pelo Método Suzuki se estende aos valores, à disciplina e ao caráter.

A fase de Aquecimento prossegue até novembro, quando começa a Maratona propriamente dita, nos dias 15, 16 e 17, no Seminário Maior Teológico Beato Paulo VI, em Londrina, com os professores Gabriel Levy (acordeom), Helenice Villar (flauta doce), Milena Villar (flauta doce), Renata Pereira (flauta doce), Rita Ramos (flauta doce), Luciana Hisatomi (pianista), Adalberto Pereira (teatro) e Tatiane Jardim (música para crianças de 0 a 3 anos). A coordenação é de Luciana Schmidt (flauta doce) com auxílio voluntário de Miguel Santos (acordeom), ambos do Estúdio Flauta e Fole, de Londrina. As inscrições estão encerradas.

CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES 2019/2020

-29/10: Concerto Barroco no Museu Histórico, às 9hs, 10hs, 14hs e 15hs.

-30/10: Show Blues Kids no Cultural Hall, às 9h30 e 15h30.

-31/10: Apresentações no Hospital Infantil (14h30) e Hospital Evangélico (15h15).

-7/11: Apresentações no Museu Histórico, às 9hs, 10hs, 14hs e 15hs.

-9/11: Apresentação no Hospital do Câncer, às 14h30.

-15/11: Apresentação na Santa Casa de Londrina, às 14hs.

-15/11: Fio da Meada e Sarau dos Alunos no Seminário Paulo VI, às 19h30.

-16/11: Um Circo Ainda Mais Diferente no Seminário Paulo VI, às 19h30.

-17/11: Concerto dos alunos no Seminário Paulo VI, às 10h30.

-17/11: Apresentações nos hospitais Infantil e Evangélico, a partir das 13h30.

-21/11: Apresentação no projeto Capela Sonora da UEL, às 12h30 e 19h30.

-18/12: Show com Septeto Reunion na Sala Unimed, às 19h30.

-19/01: Show com Caviúna na Alma Londrina.

  • O calendário de apresentações está sujeito a alterações de datas e horários. Novos releases serão enviados confimando as atrações.

UMA HISTÓRIA DE AFETO

A Maratona Flauta e Fole tem uma história de dedicação e trabalho. Parece que foi ontem, quando um grupo de pais, alunos e professores arregaçou as mangas para trabalhar mutuamente pela educação com base no respeito e no afeto, reforçando valores familiares e levando a música a uma prática cotidiana, integrada às atividades do dia a dia. Pois não é que desde o comecinho da Maratona Flauta e Fole o trio fundamental do Método Suzuki – pai, aluno e professor – já estava presente?

Desde quando dava aulas de flauta doce no Colégio Mãe de Deus, nos anos 2000, Luciana Schmidt percebeu os benefícios do Método Suzuki. Afinal, o Mãe de Deus é pioneiro na introdução desta filosofia no Brasil.

Mas a imersão veio mesmo em 2010, quando Luciana conheceu a flautista Renata Pereira (teacher trainer pela Suzuki Association of the Americas) no Festival de Música de Londrina.

O contato foi tão produtivo que, com a amizade, veio muito trabalho. Com os resultados positivos junto a alunos do ensino regular, Luciana Schmidt fez capacitações no Método Suzuki e entrou para a grade pedagógica do Festival de Música de Londrina como professora do Curso de Flauta Doce.

Paralelamente, os alunos particulares foram aumentando. Tanto os de Luciana quanto os de Miguel Santos. Ele é o primeiro professor de acordeom capacitado pelo Método Suzuki no Brasil.

Quem conhece um pouquinho do Método Suzuki sabe que uma aula não é só uma aula. É também brincadeira, descoberta, amizade, companheirismo, doação, disciplina, compromisso e compartilhamento de experiências e valores.

Em pouco tempo os pais, professores e alunos estavam empenhados na realização da 1ª Maratona Flauta e Fole, realizada com força de vontade e dedicação, em 2015, com aulas, masterclasses e palestras. Renata Pereira veio a Londrina novamente. Luciana apresentou-se ao lado da família. O violonista e compositor André Siqueira fez o mesmo. A semente já havia encontrado solo fértil.

“Foi um sábado tão intenso que a gente terminou o dia dizendo: ‘Foi quase uma maratona’. Assim batizamos os eventos. O mais importante das maratonas é o quanto os alunos e os pais se motivam e respeitam o trabalho musical e de educação que a gente tem feito com as crianças”, destaca Renata Pereira.

O Método Suzuki estimula o pioneirismo: foi a primeira maratona realizada no Brasil.

O resultado foi tão empolgante que, em 2016, o Flauta e Fole Estúdio foi criado. Luciana desligou-se do ensino regular para se dedicar, junto com Miguel, à nova empreitada.

“Minha opção pelo Método Suzuki foi perceber que é possível trabalhar com a família, fazer música com a família e, mais do que tocar bem um instrumento, repassar os valores nos quais acredito. Suzuki sempre pensou primeiro no ser humano. Percebi que podemos melhorar cada vez mais”, ressalta Luciana Schmidt.

O intercâmbio entre alunos, famílias e professores se intensificaram. A 2ª Maratona ocorreu em 2016 estimulando o aprendizado natural, com brincadeiras, e a música feita em família. As aulas foram ministradas por dois integrantes do Quinta Essentia Quarteto de Flautas Doces: Renata Pereira e Gustavo de Francisco.

Para pagar os custos, as famílias se organizaram e promoveram saraus. A Maratona firmava-se como um evento agregador para celebrar o encontro e a música. O Método Suzuki estimula o compartilhamento de experiências de forma igualitária entre músicos de diferentes níveis. Como na vida, o coletivo é resultado do compromisso de cada um.

A terceira edição, em 2017, ganhou corpo. Além da flauta doce, a 3ª Maratona incorporou também o acordeom. E o número de professores aumentou: Renata Pereira, Gustavo de Francisco, Samuca do Acordeom, Luciana Schmidt e Miguel Santos. Os alunos tiveram o prazer de tocar ao lado de Samuca do Acordeom em um show, além de realizar diversas apresentações pelos hospitais de Londrina.

Na quarta edição, em 2018, a Maratona cresceu ainda mais, estendendo-se até março de 2019, contando com três etapas: Aquecimento, Maratona e Imersão. Os alunos tiveram a chance de tocar ao lado de Kiko Jozzolino, André Siqueira, Septeto Reunion, Camerata Café e Caviúna.

INTERNET

@Maratonaflautaefole (Facebook)

@maratonaflautaefole (Instagram)

Maratona Flauta e Fole (YouTube)

REALIZAÇÃO: Estúdio Flauta e Fole.

PATROCINADORES: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Jaguafrangos, Açofer, Colégio Dôminos, Unimed, Clínica de Olhos, Grupo Tietê, Cultural Hall. APOIADORES: Rádio UEL FM, Paiquerê, Museu Histórico de Londrina, Projeto Música Criança, TP1, Brasiliano, Contpel, Estúdio Bless, João Pedro Teixeira, Marcus Vieira, Catamarã Produções, Pescadores Kids, Jozzolino Audio Design, Gi Bolacharia, Sorveteria Ki-Doce, Pizza Club, Regalo’s, Webcar, Um Café Lá Em Casa, Fuga, Pozzer.

Crédito da foto: Rei Santos/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor entre com seu nome aqui