O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou neste sábado (11) as medidas que vai adotar, por meio de decreto, para a retomada da economia do Município, paralisada desde 23 de março com o início da quarentena por conta da pandemia de covid-19, o novo coronavírus.
O comércio e serviços reabrirão as portas no dia 20 de abril. Já os setores da indústria e construção civil poderão retomar o atendimento ao público a partir da próxima quarta-feira, dia 15.
Todos terão que ampliar as medidas de segurança com o uso obrigatório de máscara de contenção (de pano). Para circular nos ônibus, fazer compras em supermercados e farmácias, utilizar serviços de saúde e todas as atividades, sem restrições, será obrigatório o uso de máscaras, disse o prefeito. “Vamos fiscalizar”, adiantou.
Também serão exigidas dos estabelecimentos de todos os segmentos a higienização e desinfecção de superfícies. Quanto aos grupos de risco – idosos, gestantes e pessoas com doenças pré-existentes que aumentam os riscos da covid-19, o prefeito apela para que mantenham o isolamento.
As aulas no município não serão retomadas antes de maio, segundo adiantou Marcelo Belinati. Estas decisões, segundo ele, priorizam a segurança e saúde da população e estão fundamentadas nos protocolos de saúde. “Estamos nos baseando nas conclusões com fundo científico do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública)”, afirmou.
Ele não descarta a decretação de novo período de quarentena, com fechamento do comércio, serviços e indústrias novamente, caso o número de infectados no município apresente evolução expressiva. “Vamos acompanhar a curva de contágio”, declarou.